GOVERNO DO ESTADO INAUGURA PRIMEIRO CENTRO DE REFERÊNCIA LGBT DA BAIXADA FLUMINENSE

08/18/2011 às 1:46 pm | Publicado em Informações | Comentários desativados

Unidade implantada em Duque de Caxias atenderá também municípios vizinhos

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento, a coordenadora da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Nadine Borges, inauguraram nesta terça-feira, 16 de agosto, o Centro de Referência LGBT Baixada I, em Duque de Caxias. O evento contou com a participação e o apoio de artistas como David Brazil, Jane de Castro, Leandra Leal e Viviane Araújo.

“O programa Rio Sem Homofobia é um programa inovador do Governo do Rio de Janeiro, que tem como objetivo promover os direitos humanos da comunidade LGBT em todos os territórios da cidade do Rio e do Interior do Estado. Esse programa é generoso e coloca o Rio na vanguarda da luta pelos direitos humanos de cidadãos e cidadãs que historicamente foram desrespeitados por simplesmente terem uma opção sexual diferenciada. É um programa de políticas públicas e a partir dos Centros de Referência, que temos na cidade do Rio, no Interior do Estado, na Baixada, a comunidade LGBT do Rio de Janeiro têm serviços de assistência jurídica, social, psicológica para que possam viver com o direito a diversidade, com dignidade em todas as suas cidades”, disse o secretário Rodrigo Neves.

Com a inauguração do Centro de Referência LGBT Baixada I, o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento, acredita que o estado deu mais um paço para a construção de uma rede articulada de serviços à comunidade LGBT.

“Este espaço visa garantir à população LGBT o exercício pleno da sua cidadania. A Baixada tem sua história vinculada por vezes à pobreza, à violência e aos grupos de limpeza social, aos assassinados bárbaros de gays, lésbicas, travestis e bissexuais. Para além da violência, a baixada possui uma importância histórica na formação e fortalecimento do movimento LGBT do estado do Rio de Janeiro. Foi esta região que por muito tempo liderou o movimento estadual nas décadas de 80 e 90. Hoje é um momento de muita alegria para mim estar aqui inaugurando este Centro de Referência da Baixada Fluminense”, lembrou Cláudio Nascimento.

O Centro de Referência LGBT Baixada I tem por função o acolhimento, atendimento, orientação, acompanhamento e encaminhamento de pessoas vítimas ou não de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero nas áreas social, psicológica e jurídica, garantindo acesso à direitos, serviços e políticas públicas. É um equipamento público com a função de estimular, formular e implantar políticas públicas afirmativas para a população LGBT, além promover a inclusão dessa população nas políticas já existentes nos municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé e Guapimirim.

A diretora do Centro de Referência LGBT Baixada I, Charlene Rosa, ressaltou a importância do espaço para o púbico LGBT.

“É importante sim desenvolvermos políticas públicas para a população LGBT, porque a gente ainda vê muitos casos de homofobia, morte e discriminação aqui na Baixada. Este espaço está disposto para esta comunidade, mas também para toda a população. Estaremos juntos nesta jornada”, declarou Charlene.

Além do Centro de Referência LGBT da Baixada, o programa Rio Sem Homofobia já conta com centros de referência na Capital, e em Nova Friburgo na Região Serrana. A unidade da Baixada I fica na Rua Frei Fidélis, s/n, Centro de Duque de Caxias, encima do Restaurante Cidadão.

Mais informações:http://www.rj.gov.br/web/seasdh/principal
Ouvidoria SEASDH – ouvidoria@social.rj.gov.br

Blog no WordPress.com. | O tema Pool.
Entries e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: