GOVERNO DO ESTADO INAUGURA PRIMEIRO CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE EM NITERÓI

11/09/2011 às 4:19 pm | Publicado em Informações | Comentários desativados

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, na cerimônia de inauguração do Centro de Referencia da Juventude – CRJ na Vila Ipiranga, Niterói.
Fotógrafo: André Gomes de Melo

 

 

Espaço oferecerá cursos de qualificação e atividades culturais e esportivas

 

O secretário de Estado de Assistência Social e Diretos Humanos, Rodrigo Neves, anunciou, neste sábado, 05 de novembro, a implantação do Plano de Superação da Pobreza Extrema, Renda Melhor, em Niterói, a partir de janeiro de 2012. O programa irá beneficiar 35 mil pessoas no município. O anúncio foi feito durante a inauguração do primeiro Centro de Referência da Juventude (CRJ) da cidade, na comunidade da Vila Ipiranga, no bairro do Fonseca, na Zona Norte de Niterói.

Na ocasião, Neves informou ainda que o Governo do Estado irá investir R$ 1,5 milhão na reforma do prédio da Fundação Leão XIII, que fica na mesma comunidade. O espaço abrigará uma quadra poliesportiva, um centro de convivência e de qualificação. As obras devem iniciar em janeiro.

“Estou feliz de inaugurar este CRJ aqui na Vila Ipiranga, porque sei que a juventude das comunidades sofre com o preconceito e a falta de oportunidades. Estamos vivendo um boom do emprego em nossa região e por isso o CRJ é importante, porque é um espaço de qualificação, da cultura e do esporte. Queremos que este espaço seja a casa da juventude da Vila Ipiranga e da Zona Norte de Niterói. Cada vez mais temos trabalhado para que a juventude não seja mais encarada como problema e sim uma potência de criatividade de nossa sociedade”, informou o secretário Rodrigo Neves.

De acordo com o coordenador dos Centros de Referência da Juventude, Leonardo Simões, a unidade da Vila Ipiranga ainda está com vagas abertas para os cursos de modelo e manequim, informática, inglês, redes sociais e atendimento ao cliente, além de oficinas de esporte e cultura a jovens de 15 a 25 anos.

“Tenho que agradecer o apoio da comunidade na construção desse CRJ, porque implantar um CRJ não é simplesmente fazer a obra e inaugurar, é mobilizar as instituições locais, a juventude, as associações de moradores, para que tenhamos um processo participativo. E fomos muito bem recebidos aqui. Estamos conversando com a Escola de Samba Sabiá para oferecer cursos de bateria, e em contato com a Bem TV e Universidade Federal Fluminense para desenvolver outras parceiras”, disse Leonardo Simões.

O presidente do Centro Pró-Melhoramento da Vila Ipiranga, Geraldo Bento Pereira, prestigiou a inauguração e agradeceu o investimento do Estado na comunidade.

“O Estado tem estado preocupado com as demandas na nossa comunidade. Só temos a agradecer a presença e a atuação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos em nossa comunidade, através do Centro de Referência da Juventude. Podem estar certos que nossa associação irá caminhar junto com o CRJ para levantar essa bandeira da juventude”, disse Geraldinho.

O evento contou ainda com a participação de coordenadores e alunos dos CRJs da Cidade de Deus, Providência e Paciência, no Rio de Janeiro. Também estiveram presentes o Superintende de Juventude da SEASDH, Allan Borges; a coordenadora da Fundação Leão XIII em Niterói, Suzana Lira; o vereador Waldeck Carneiro, da representante da Secretaria de Estado de Governo, Ana Viana, e diversos superintendentes da SEASDH.

O Governo do Estado mantém Centros de Referência da Juventude nas comunidades do Cantagalo / Pavão-Pavãozinho, Cidade de Deus, Duque de Caxias, Jacarezinho, Manguinhos, Providência, Vila Paciência, e Complexo do Alemão. A unidade de Niterói fica  no prédio da Fundação Leão XIII, situado à Travessa Lourdes Matos s/n esquina com Tenente Osório, na comunidade Vila Ipiranga, no bairro do Fonseca.

 

Mais informações:http://www.rj.gov.br/web/seasdh/principal
Ouvidoria SEASDH – ouvidoria@social.rj.gov.br

About these ads

Blog no WordPress.com. | O tema Pool.
Entries e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: