Instituto Nelson Mandela entrega pela primeira vez o Troféu Dia de Mandela

07/22/2013 às 12:44 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Parceiros do instituto foram premiados no dia do aniversário do líder sul-africano

Wanderson Costa Cruz-274

“Ser livre não é somente libertar-se das correntes, mas viver de uma forma que respeite e fortaleça a liberdade dos outros.”
A frase de Nelson Mandela, no dia de seu aniversário, ecoou bem amparada nas ações e nas parcerias do Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela, organização não governamental que há 24 anos defende os interesses, promove e presta assistência social e técnica a presidiários, egressos e seus familiares.
Na noite de quinta-feira, dia 18, o instituto, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da superintendência de Igualdade Racial, e o Conselho Estadual dos Direitos do Negro, premiou, com o troféu Dia de Mandela, 24 autoridades e militantes que de alguma forma contribuíram com as ações sociais e com a igualdade racial no estado. A cerimônia aconteceu no auditório da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
O diretor do instituto, José Carlos Brasileiro, abriu o evento contando sua história, desde os 16 anos de cárcere e as experiências que, neste período, o levaram a idealizar e criar o Instituto Nelson Mandela, a segunda instituição no mundo a trabalhar com a conscientização negra. A primeira foi a Organização da Unidade Afro-Americana, grupo não religioso e não sectário – criado para unir os afro-americanos.
“Todos os que estão aqui hoje têm um bom motivo para isso. São todos parceiros e dão contribuições importantes para o nosso trabalho. Reconheço a dificuldade da justiça, mas também reconheço o trabalho dos juízes que fazem a justiça. Ainda temos muito a mudar, mas as parcerias e ajudas que recebemos mostram que estamos no caminho certo. Hoje vemos aqui muitos negros e negras de mãos dadas pela igualdade de gênero e raça neste país.”, disse Brasileiro.
Entre os premiados estavam membros do Ministério Público, Defensoria Pública, secretários municipais, deputados, organizações não governamentais e ainda houve prêmios In memorian para Abdias do Nascimento e Leonel Brizola. O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, um dos que receberam o troféu, ressaltou a importância do Instituto para a sociedade fluminense.
“Agradeço ao Instituto e a você, Brasileiro, por este prêmio, que divido com toda minha equipe. Acreditei neste evento e coloquei a secretaria na causa porque conheço o trabalho e minha equipe avalizou. Não tenho causa única na secretaria, todas são igualmente importantes”, disse Zaqueu, que comentou sobre o fato de um delegado de polícia na defesa dos direitos humanos.
“O delegado tem que ser o primeiro a defender os direitos humanos e eu sempre procurei fazer isso. Sempre preferi deixar de prender um culpado do que prender um inocente. O culpado vai escorregar de novo, mas se você prende um inocente, vai reparar isso como? Então me sinto honrado com este troféu e digo que uma causa tão nobre deixa meu coração acesso”, concluiu.
A premiação aconteceu no dia do aniversário de Nelson Mandela, cujo estado de saúde ainda é grave. Sobre a data, José Carlos Brasileiro acredita que o Rio de Janeiro será novamente pioneiro ao instituir o Dia de Mandela, seguindo a ONU. O Dia Internacional Nelson Mandela – Pela liberdade, justiça e democracia – é uma comemoração internacional instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em novembro de 2009, a ser comemorado em todos os dias 18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: