Governo do Estado implanta programa Caminho Melhor Jovem em Manguinhos

08/15/2013 às 12:49 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Projeto oferecerá oportunidades econômicas e sociais para 40 mil jovens de comunidades em pacificação

Wanderson Costa Cruz-185

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizaram, nesta quarta-feira (14/08), solenidade de implantação do programa de inclusão social e oportunidades para jovens Caminho Melhor Jovem na comunidade de Manguinhos, Zona Norte do Rio. Com investimento de US$ 84,5 milhões, sendo US$ 60 milhões de um empréstimo do BID, o programa tem como foco jovens de 15 a 29 anos, moradores de territórios em pacificação.

Profissionais qualificados irão escutar as demandas e orientar os jovens quanto às oportunidades para a construção de uma trajetória, desenvolvendo um plano de autonomia. Os próprios jovens traçarão suas metas e o caminho para alcançá-las será indicado e orientado pelos profissionais, que vão articular sua participação nos diversos serviços e oportunidades existentes. Assim, o programa buscará desenvolver com eles uma estratégia individual que possibilite a cada jovem trilhar seu caminho de forma segura e aproveitando ao máximo as perspectivas oferecidas.

“O jovem terá a oportunidade de construir a sua trajetória, auxiliado por seu orientador. É um plano audacioso e inédito, pois o Governo passa a acreditar e investir, de fato, na autonomia da juventude”, destacou o secretário Zaqueu Teixeira. O projeto se inicia em Manguinhos, chegará à Cidade de Deus em setembro e posteriormente alcançará 20 territórios em pacificação, podendo ser expandido para outras localidades do estado. O projeto prevê que serão atendidos individualmente 40 mil jovens até 2016.

A identificação das demandas da juventude de cada localidade possibilitará ao programa fomentar a adequação ou expansão das ofertas. Para isso, o Caminho Melhor Jovem será desenvolvido pela SEASDH em parceria com diversas secretarias de Estado, como Educação, Trabalho e Renda, Saúde, Ciência e Tecnologia, Cultura, Esportes e Segurança.

Morador de Manguinhos e aluno do 7° ano do Ensino Fundamental Jeferson Marques, de 15 anos, ficou sabendo do programa hoje e logo se inscreveu.

“Meu pai passou aqui na praça mais cedo, ficou sabendo do programa e me ligou. Vim ver do que se tratava, fiz minha inscrição e espero que o programa me ajude a conquistar o objetivo de cursar a faculdade de engenharia de produção”, contou Jeferson.

Já Andréa Cristine Estrela, 16 anos, aluna do 9° ano do Endino Médio, foi convidada por uma amiga para conhecer o projeto.

Fiz a minha inscrição e me apresentaram vários cursos. Vou ver o que vou querer fazer porque sonho ser enfermeira, mas também gostaria de ser modelo fotográfica”, disse Andréa.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: