Japeri recebe mutirão para erradicação de sub-registro de nascimento

08/20/2013 às 12:56 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Ação foi realizada pela SEASDH em parceria com a Prefeitura

Wanderson Costa Cruz-172

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com a Prefeitura de Japeri, na Baixada Fluminense, promoveu no último sábado (16/08) um mutirão para erradicação do sub-registro civil de nascimento na cidade. Durante a ação, realizada no Ciep Gilson Amado, no distrito de Engenheiro Pedreira, foram realizados cerca de 600 pessoas.

Morador da cidade desde a infância, Euclides Carvalho da Silva, de 34 anos, esteve na ação em busca de sua primeira certidão de nascimento.

“Fui roubado da minha mãe biológica quando era um bebê e trazido para Japeri por uma parente dela, que nunca me registrou. Ela é que dizia que meu nome era esse. Durante toda a minha vida passei por muitas dificuldades por não ter documentos. Não pude estudar, uma explicadora me ensinou até o equivalente à antiga segunda série. Também nunca consegui trabalhar de carteira assinada, trabalho há 8 anos no mesmo emprego e eles querem assinar minha carteira mas não podem. Nunca tive dinheiro para tirar os documentos e quando fiquei sabendo da ação vim aqui. Espero que dessa vez eu consiga”, contou Euclides, que deu entrada no processo na Defensoria Pública para a retirada do registro tardio de nascimento.

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, destacou a importância dos mutirões para a erradicação do sub-registro no estado.

“O IBGE aponta que o Rio de Janeiro tem, atualmente, mais de 28 crianças e adolescentes sem registro de nascimento. As ações promovidas pelo nosso Comitê Estadual de Erradicação do Sub-registro, em parceria com as prefeituras, são fundamentais para que cheguemos até essas pessoas. Quanto mais perto da população, mais fácil de atende-las”, salientou Zaqueu.

A ação contou com a parceria do Cartório de Registro Civil de Japeri, do DETRAN-RJ, da Defensoria Pública, da Fundação Leão XIII e de diversas secretarias municipais.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

