Moradores Realizam o I Fórum Sociocultural e Esportivo do Turano

08/20/2013 às 1:02 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Encontro discutiu apoio aos projetos realizados na comunidade

Wanderson Costa Cruz-100-2 (1)

Com o objetivo de promover a atuação de projetos socioculturais e esportivos no morro do Turano, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), promoveu, neste sábado (17/08), o I Fórum Sociocultural e Esportivo do Turano. O evento, organizado em conjunto por profissionais das áreas de cultura e esporte, que moram e atuam no complexo, pelo Programa Territórios da Paz da SEASDH, e pela Associação de Moradores da Chacrinha, com apoio da UPP Turano, teve por objetivo discutir o apoio aos projetos culturais e esportivos desenvolvidos na comunidade.

No encontro, os profissionais dos projetos desenvolvidos no Turano discutiram, junto ao poder público, à iniciativa privada, à comunidade e à sociedade, os mais recentes resultados dos trabalhos realizados nessa área, destinado a crianças, jovens e adultos do complexo. O fórum também debateu a implementação de futuros projetos socioculturais e esportivos na comunidade.

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, que participou da mesa de abertura, falou da possibilidade de instalação de um Centro de Referência da Juventude (CRJ) na comunidade.

“A gente vê que o Turano é uma comunidade ativa, onde a cultura e o esporte pulsam e nós temos que aproveitar esse vigor. Uma das ferramentas que a SEASDH oferece e que temos buscado espaço para instalar aqui é o CRJ, que é um espaço de oferta de serviços e atividades para a juventude”, revelou o secretário.

De acordo com a assessora de gestão do programa Territórios da Paz, Fabrízia Amaral, a ideia do Fórum surgiu de encontros realizados com a comunidade para discutir os projetos culturais e esportivos que atuam na localidade.

“A gente percebeu que há diversos voluntários que trabalham aqui há anos, ajudando a diversas crianças, praticamente sem apoio nenhum. Fizemos cerca de quinze reuniões para discutir a questão, que culminou com a realização do Fórum. O objetivo é trazermos representantes do poder público e da iniciativa privada para que conheçam o trabalho feito aqui e que essas pessoas possam se tornar possíveis parceiros desses projetos”, contou Fabrízia.

Moradora da comunidade, Edna Rocha, é uma das voluntárias do projeto Escola Aberta, no Turano, e conta que a maior conquista para o projeto seria ter um espaço próprio.

“Nós oferecemos diversas atividades culturais e esportivas na Escola Estadual Herbert de Souza. O colégio é aberto aos sábados para as atividades. Atendemos a mais de 300 crianças, jovens e adultos, mas o bom mesmo seria ter um espaço nosso, porque apesar de termos uma ótima relação com a escola temos medo de um dia a parceria acabar. Além disso, com um espaço nosso poderíamos expandir as atividades para outros horários e atender mais gente. Esse Fórum foi importante para mostrarmos nosso trabalho e buscarmos novas parcerias”, falou a voluntária.

O evento foi dividido em painéis de debates nas áreas de cultura e esporte com profissionais da comunidade, poder público e a iniciativa privada. Além de apresentações dos grupos de atletas, dança, música e outras atividades. Houve também exibição de fotografias das Mostras de Memória e Cultura do Turano. Todas as atrações foram realizadas pelos próprios moradores. O encerramento contou com apresentações de Hip-Hop e Capoeira, dos grupos carnavalescos Urubu Bloco e Compositores do Turano, além de uma peça teatral encenada por jovens do Turano.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: