SEASDH realiza Capacitação Integrada sobre Acompanhamento Familiar

08/20/2013 às 1:07 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Representantes dos 40 municípios incluídos na expansão do Plano Rio Sem Miséria estiveram presentes

044 (1)

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, a subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma de Azeredo, o subsecretário de Integração dos Programas Sociais, Antonio Claret, e a equipe de coordenação dos programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem receberam, nesta segunda-feira, 19, representantes dos 40 municípios fluminenses beneficiados com a expansão do Plano Rio Sem Miséria para a capacitação Integrada sobre Acompanhamento Familiar e os Programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, no auditório da SEASDH.

O secretário Zaqueu Teixeira destacou a importância do Plano Rio Sem Miséria e do conhecimento dos programas por parte dos municípios.

“O Governo do Estado está fazendo um trabalho importante, erradicando a pobreza extrema no Rio de Janeiro, e a presença dos municípios aqui, hoje, garante que a política seja bem aplicada, porque são os municípios quem estão à frente, são vocês que conhecem cada uma das pessoas que hoje nós atendemos com estes programas”, disse o secretário, que reforçou o compromisso do apoio ao trabalho da assistência social.

“Hoje cofinanciamos 429 CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) no estado, sendo que 107 deles são cofinanciados exclusivamente pelo Estado, e temos reforçado nossa parceria junto ao MDS para aumentar esta margem”, explicou Zaqueu.

O evento teve a mesa de abertura seguida pela apresentação da superintendente de Renda de Cidadania, Ana Vieira, sobre os conceitos e modelo operacional do Programa Renda Melhor, e do superintendente de Integração e Qualificação dos Programas, Luís Gustavo Martins, sobre as especificidades do Programa Renda melhor Jovem.

O subsecretário de Integração dos Programas Sociais, Antonio Claret, e a subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma de Azeredo, destacaram a importância desta segunda capacitação.

“Esta segunda capacitação tem o objetivo de discutir os componentes do Plano e os instrumentos gerenciais à disposição dos municípios, além de reforçar a importância da integração dos benefícios e serviços socioassistenciais para a superação da pobreza extrema e promoção da inclusão social”, afirmou Claret.

“Este trabalho, com ênfase no acompanhamento familiar, é fundamental para os municípios, e sem ele o processo de enfrentamento à pobreza extrema ficaria comprometido. As famílias, empoderadas de seus direitos e acesso a políticas públicas, poderão ser sujeitos de uma nova história de suas vidas e os municípios são peças imprescindíveis neste processo”, concluiu Nelma.

Uma das representantes dos municípios, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social de Paraíba do Sul, Mariângela Brick Santos, elogiou a capacitação.

“É muito importante conhecer a dinâmica deste trabalho. Mantemos contato direto com a coordenação e esclarecemos sempre nossas dúvidas e dificuldades, mas hoje, além disso, temos a oportunidade de trocar experiências com outros municípios. Vejo este momento como um avanço na assistência social, o que contribui para o desenvolvimento social de todas as cidades”, destacou a secretária.

Após as palestras, houve ainda oficinas que trataram do planejamento e da análise de dados para a organização do acompanhamento familiar, do fluxo de acompanhamento e de identificação das famílias por territórios.

 

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: