SEASDH apresenta prontuário SUAS-RJ em reunião da CIB

08/21/2013 às 1:05 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Encontro realizado na sede da secretaria reuniu gestores de 71 municípios do estado

 

Wanderson Costa Cruz-266

A reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) de agosto, realizada nesta terça-feira (20), discutiu duas importantes pautas para o estado do Rio de Janeiro: a erradicação do sub-registro civil de nascimento e o novo prontuário para acompanhamento familiar no estado. O encontro, realizado no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), reuniu gestores de 71 dos 92 municípios fluminenses.

Durante o encontro, a Subsecretaria de Estado de Assistência Social e Descentralização da Gestão apresentou o prontuário SUAS-RJ, que irá normatizar o acompanhamento familiar realizado pelos profissionais dos Centros de Referência da Assistência Social CRAS.

“Com este prontuário o acompanhamento familiar será unificado em todos os municípios do estado, permitindo uma atuação mais aprofundada, um diagnóstico mais preciso. E são esses dados qualificados que irão nos permitir caminhar de forma mais precisa na política da assistência social”, ressaltou o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu.

Para a subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma de Azeredo, o material produzido vai além de um conjunto de formulários a serem preenchidos.

“Esse trabalho valida, esclarece a nossa compreensão da importância do registro do acompanhamento familiar. O trabalho esmiúça o passo a passo do acompanhamento familiar, reflete sobre o que é uma entrevista de acompanhamento. Não é apenas mais umas folhinhas, com quadradinhos para serem preenchidos, nem vai servir apenas para pesquisa, mas apresentará uma possibilidade de verificação de alguns elementos que são importantes para o planejamento”, explicou Nelma.

Outra pauta importante do encontro foi a erradicação do sub-registro civil de nascimento no estado do Rio de Janeiro. Dados do IBGE de 2010 apontam que existem cerca de 27 mil crianças e adolescentes sem registro de nascimento no estado do Rio. A questão vem sendo trabalhada pelo Comitê Estadual de Erradicação do Sub-registro junto às prefeituras do estado.

“Esse é um tema muito importante para nós porque garante o futuro das nossas crianças, adolescentes e adultos. Isso precisa ser uma campanha do coração de cada um para que possamos erradicar o sub-registro no nosso estado e é a rede da assistência que tem condições de fazer isso”, disse o secretário.

O subsecretário de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Elói Ferreira, destacou a importância da implantação dos comitês municipais para a erradicação do sub-registro e convidou os gestores municipais a participarem do Encontro Estadual sobre Registro Civil Tardio, que será realizado no dia 26 de setembro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ).

“O governo federal e estadual têm empreendido esforços nesta tarefa e temos buscado mobilizar os municípios para esta causa, porque precisamos encontrar e buscar essas pessoas e zerar o índice do sub-registro. É um desafio que tem que envolver a administração pública, mas também a sociedade civil, as igrejas, associações de moradores, de classe, para que possamos acabar com esta aberração. E aproveitamos esse encontro para fazer um apelo aos municípios que ainda não iniciaram os seus comitês municipais”, destacou o Elói.

Os gestores também foi discutiram e aprovaram a revisão do Regimento Interno da CIB, pactuados na reunião de julho.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: