Secretaria promove Ação Social Direito de Tod@s na Baixada Fluminense

09/16/2013 às 1:26 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Mais de 800 atendimentos foram prestados em Austin, no município de Nova Iguaçu

Wanderson Costa Cruz-297

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH, por meio da Subsecretaria de Articulação Institucional e da Superintendência de Unidades dos Municípios, promoveu no último sábado (14/09) a Ação Social Direito de Tod@s, em Austin, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O evento ocorreu no Campo da Independência, das 9 às 14 horas, onde foram prestados 840 atendimentos. Esta é a nona ação do ano, a próxima acontecerá no município de Petrópolis, no dia 21 de setembro, no Clube Corrêa.

“Estamos aqui, neste sábado, em momento de esforço do Estado, dos parceiros e todos os funcionários, para exercer a cidadania. A população pode aproveitar a data para colocar a vida em dia”, esclareceu o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira.

A ação conta com diversas parcerias para oferecer serviços de atenção básica à população do Estado. Entre eles, emissão de 1ª e 2ª vias de RG com isenção de taxa, pela Fundação Leão XIII, da Carteira de Trabalho e Balcão de Empregos, pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda – Setrab, fotografia para documentos, isenção para 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito – Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), além de serviços do Procon, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM, da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), Correios do Brasil, Conselho Tutelar e da Defesa Civil Municipal.Também foram prestados serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e exame de glicose, e recreação infantil gratuita no mesmo local.

Clarinda da Costa, de 54 anos, foi ao estande do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC) pedir isenção das taxas para emissão de segunda via da Certidão de Nascimento de seus dois filhos. A doméstica afirmou que ao procurar um cartório foi informada de que o documento poderia custar R$ 90,00. “Eu ia esperar até uma oportunidade como esta acontecer, pois até para conseguir a passagem está difícil, imagina pagar uma taxa desta em duas certidões que se encontravam danificadas”, declarou.

Já a dona de casa Ivanilde Alves, de 38 anos, aproveitou o fácil acesso ao estande da Secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu (SEMAS) para fazer o cadastramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tentar ser uma nova beneficiária do Bolsa Família. “Com meu marido e todos lá em casa desempregados, essa pode ser a nossa chance de nos levantar”, relatou Alves.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: