SEASDH promove debate sobre segurança pública e diversidade religiosa para a juventude

09/18/2013 às 12:35 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Evento tem por objetivo a criação de uma agenda pública sobre o tema

Wanderson Costa Cruz-032

Jovens, representantes de movimentos inter-religiosos, policiais civis e militares reuniram-se, nesta terça-feira (17/09), para o “Encontro Juventude, Segurança Pública e Diversidade Religiosa”. Promovido pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) em parceria com a Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Estado de Segurança (SESEG), o evento tem por objetivo a criação de uma agenda pública sobre segurança e diversidade religiosa. Na ocasião foi realizado um debate no Auditório Adauto Belarmino, na sede da SEASDH, na Central do Brasil.

“Estamos aqui para fortalecer o diálogo e a compreensão e chegarmos a um diagnóstico. Temos que questionar como deve ser trabalhada a relação com essa juventude, a sua diversidade e os policiais que estão na ponta. Estes são os primeiros a serem acionados no caso de um ato de violência, depois entra a polícia civil e a judiciária, que tem o dever de apurar estes crimes”, analisou o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira.

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da SEASDH, Cláudio Nascimento, destacou a importância do papel do jovem no empenho da construção de um Estado onde todos tenham o direito de manifestar e seguir livremente a sua fé, respeitando as diferenças. “Infelizmente, os dados nacionais de intolerância religiosa apontam o jovem tanto no lugar de vítima quanto de ator, por isso é fundamental dialogar sobre essa questão. Também é fundamental dialogar e compreender a segurança pública e a assistência social e direitos humanos. Quais são as dinâmicas, os contextos, as dificuldades e visões dos jovens sobre esses temas que são caros para a juventude”, definiu o superintendente.

Além do secretário e do superintendente da SEASDH, participaram da mesa de abertura a Subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção da SESEG, Juliana Barroso, o Superintendente de Políticas para Juventude da SEASDH, Tiago Santana, o representante da Superintendência de Igualdade Racial (Supir), Rogério Gomes, e a Superintendente de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar – SUPRAD, Liliana Figueiredo.

A subsecretária da SESEG também destacou a importância do debate para fortalecer a rede e a integração entre os jovens e o Estado. “Queremos construir uma agenda propositiva que reverbere em ações na segurança pública e também com os atores aqui presentes”.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: