Governo do Estado entrega 153 ambulâncias a 82 prefeituras

09/26/2013 às 12:59 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Investimento de R$ 14 milhões vai melhorar atendimento à população fluminense

Wanderson Costa Cruz-207

O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (24/9), 153 ambulâncias básicas a 82 municípios fluminenses. Equipados com sirene eletrônica, maca retrátil, banco baú para acompanhantes, ar-condicionado, suporte para cilindro de oxigênio fixo na maca, mangueira de oxigenação, suporte de soro e sangue, entre outros itens, os veículos foram distribuídos de acordo com a densidade populacional das cidades.

Na Região Metropolitana, os municípios com mais de 300 mil habitantes receberam três ambulâncias, enquanto que cidades com mais de 500 mil moradores ganharam cinco veículos. Nas demais regiões, foi entregue uma ambulância para os municípios com até 25 mil habitantes, duas para cidades com até 70 mil moradores e três para municípios com até 115 mil pessoas. No total, foram investidos mais de R$ 14 milhões na aquisição dos veículos.

Dentre as cidades contempladas incluem-se Araruama, Armação de Búzios, Barra do Piraí, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Paty de Alferes, Japeri, Valença, Queimados, Mendes, Três Rios, Nova Iguaçu, Nilópolis, Niterói, Magé, São João de Meriti, São Gonçalo, São José de Ubá, Itaguaí, Trajano de Moraes, Itaperuna e outros.

– Fico muito feliz de poder entregar ambulâncias às 82 cidades por meio de critérios absolutamente técnicos, de acordo com o número de habitantes de cada município. As ambulâncias são bem equipadas e servirão às cidades que necessitam desta estrutura para atender à população. Muitas vidas serão salvas a partir do serviço destes veículos – afirmou o governador Sérgio Cabral. durante a solenidade que aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da PM, em Sulacap.

Das 153 ambulâncias, 11 já foram entregues para reforçar a assistência às gestantes dos municípios da Baixada Fluminense por meio do programa Mães da Baixada, que foi lançado em agosto. O objetivo é melhorar o atendimento prestado pelas unidades municipais de Saúde e as conveniadas pelas prefeituras às grávidas da região.

A doação de ambulâncias básicas e de UTI para municípios fluminenses integra a política do governo estadual de oferecer melhores condições para o atendimento à população. Com essa nova remessa – a partir de indicação por Emenda Parlamentar – já são mais de 300 ambulâncias doadas às prefeituras desde 2008.

– As ambulâncias estão saindo emplacadas e com tanque cheio, o que vai ajudar 82 municípios fluminenses – disse o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão.

Transporte de qualidade

O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, destacou que as ambulâncias vão realizar um transporte sanitário de qualidade dos pacientes que habitam os municípios beneficiados.

– Antigamente, as ambulâncias serviam apenas para rebocar os pacientes. Mas esses veículos novos, que são modernos e equipados, vão fazer um transporte sanitário de qualidade e atuarão de forma concentrada para levar o paciente ao local em que ele terá melhor assistência médica – explicou Côrtes.

Para o prefeito do município de Três Rios, Vinicius Farah, as ambulâncias novas representam uma conquista para a população fluminense.

– Os veículos são uma grande conquista porque vão beneficiar diretamente os cidadãos em um setor tão importante que é a Saúde Pública. A população estava sedenta por esse aumento de efetivo de ambulâncias, e acho que os veículos vão reforçar a estrutura dos municípios. Os cidadãos é que sairão ganhando com esta iniciativa estadual – afirmou Farah.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: