MUNICÍPIOS PARTICIPAM DE III OFICINA ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO DO CENSO SUAS 2013

09/26/2013 às 12:56 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Encontro reuniu 118 técnicos e gestores da área de assistência social de 57 cidades. Evento faz parte do plano Estadual de capacitação do SUAS

Wanderson Costa Cruz-562

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), através da Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão (SSASDG), realizou, nesta terça e quarta-feira, 24 e 25 de setembro, a III Oficina Estadual de Capacitação do Censo SUAS – Ano 2013. O encontro, sediado no auditório da SEASDH, reúne cerca de 118 técnicos e gestores da assistência social de 57 municípios do Rio de Janeiro.

O objetivo do curso é orientar, tecnicamente, aos municípios quanto ao preenchimento dos formulários do CENSO SUAS. A Oficina acontece em dois dias e dois turnos. Pela manhã os municípios receberão orientação sobre procedimentos de preenchimento, prazos, a importância das senhas, apresentação genérica dos instrumentais de Coleta de Dados do Censo SUAS 2013 e os blocos comuns dos questionários. Já na parte da tarde, ocorrerão orientações para preenchimento das questões específicas de cada questionário.

De acordo com a subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma Azeredo, o encontro é extremamente necessário para qualificação dos técnicos municipais no preenchimento correto das informações do censo.

Hoje, tanto o Governo Federal quanto o Estado operam com essas bases para poderem planejar as diretrizes desta política, sobretudo o financiamento. Por isso, é muito importante que os gestores tenham um responsável para captar e trabalhar estes dados, porque o preenchimento errado dá uma visão distorcida para pior desta política nos municípios”, ressaltou Nelma Azeredo.

O Censo SUAS é um sistema nacional de coleta de informações da política de Assistência Social, realizado anualmente, por meio do sistema eletrônico disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O seu preenchimento é de responsabilidade do gestor e conselho local e agrega o levantamento de informações sobre a gestão estadual e municipal das unidades públicas de referência da política de assistência social, CRAS e CREAS, dos centros POP, da Rede de Acolhimento de Alta complexidade e, ainda, dos conselhos municipais.

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, reforçou as palavras da subsecretária, pedindo que o empenho de todos os partticipantes seja mantido.

“O empenho de cada um de vocês, que já se dispuseram a participar desta oficina, é fundamental para que o Estado consiga melhorar a rede de atendimento da assistência social. É graças ao trabalho de vocês, no Censo SUAS, e o compromisso do governo, que hoje temos CRAS e CREAS em todos os municípios fluminenses”, afirmou Zaqueu.

Segundo a superintendente de Gestão do Suas, Helena Lima, que ministrou uma palestra sobre o tema, as oficinas têm contribuído para o aprimoramento das repostas. Importante para dar visibilidade aos enormes avanços e também aos desafios que temos para qualificar a rede socioassistencial..

A capacitação foi dividida em dois dias. O primeiro dia foi voltado para os responsáveis pelo preenchimento dos questionários da Proteção Social Básica e Gestão. Já a quarta-feira atende aos responsáveis da Proteção Social Especial e Conselho Municipal. Cada capacitação terá a duração de oito horas e, ao final, todos os participantes receberão certificado.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: