Governo do Estado inaugura Centro de Referência da Juventude em Duque de Caxias

10/01/2013 às 1:55 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Espaço oferecerá cursos, atividade culturais e esportivas a jovens de 15 a 19 anos

Wanderson Costa Cruz-104

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), inaugurou, nesta segunda-feira (30/09), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o 11º Centro de Referência da Juventude (CRJ) do Estado. Na ocasião, também foi inaugurada a Agência Estadual de Trabalho e Renda, da Secretaria de Estado de Trabalho. Os dois equipamentos funcionarão no mesmo espalho do Restaurante Cidadão Dom Hélder Câmara e o Centro de Referência da Cidadania LGBT, no Centro de Duque de Caxias.

O CRJ oferecerá cursos de pré-vestibular, pré-técnico e pré-Enem, administração, informática e inclusão digital, judô e taekwondo para pelos menos 500 jovens de 15 a 29 anos da cidade.

“Nós estamos preparando Duque de Caxias para receber o Caminho Melhor Jovem, que é o programa de inclusão social e oportunidades para a juventude do estado do Rio de Janeiro, financiado pelo BID. E o CRJ é um espaço para a juventude desenvolver suas atividades, para que a gente busque o protagonismo juvenil e com isso a gente avance na formulação das políticas públicas para a juventude aqui em Duque de Caxias e todo o entorno. Aqui nós temos o Restaurante Popular, o Centro de Referência da Cidadania LGBT e hoje estamos trazendo o CRJ e na parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho o balcão de empregos e o SINE, que é a casa do trabalhador. Com isso a gente potencializa o uso desse espaço”, disse o secretário Zaqueu Teixeira.

Criado em 2009, o CRJ é um equipamento público da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), coordenado pela Superintendência de Políticas para a Juventude.

“Nós estamos colocando o CRJ aqui, nessa parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, no intuito de garantir essa intermediação de qualificação de mão de obra, sobretudo para a juventude. O Centro tem a finalidade de criar essa oportunidade para jovens em situação de vulnerabilidade, de regiões periféricas. E aqui nós vamos oferecer, além de qualificação, atividades culturais e desportivas, a fim de expandir as oportunidades e diminuir a ociosidade desses jovens”, destacou o superintendente de Políticas para a Juventude, Tiago Santana.

O CRJ também visa ser um espaço de debate e construção de políticas púbicas para a juventude. O projeto visa apresentar e desenvolver iniciativas inovadoras e interessantes que se relacionem com a juventude e seu futuro, através da inclusão social de jovens de comunidades com baixa renda, em situação de risco social e/ou pessoal.

Atualmente o Governo do Estado mantém outros dez CRJs no estado: Cantagalo / Pavão-Pavãozinho, Cidade de Deus, Jacarezinho, Manguinhos, Providência, Vila Paciência, Complexo do Alemão, Niterói, Nova Iguaçu e Silva Jardim.

Durante a inauguração, Zaqueu Teixeira, anunciou obras de reforma do Restaurante Cidadão e a implantação de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no prédio. Mais cedo, o Governo do Estado também inaugurou as obras de reforma do Mergulhão de Caxias e um posto do Detran no local.

O prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso, ressaltou a importância dos equipamentos inaugurados e da parceria entre as três esferas de governo para a cidade.

“O que vemos aqui é a oferta de serviços diversos à população: identificação civil no Detran, Carteira de Trabalho, encaminhamento para o mercado de trabalho e oportunidades para a juventude. Quero agradecer ao Governo do Estado por essa tríplice inauguração e pela parceria com nossa cidade”, disse o prefeito.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: