Subsecretaria de Políticas para Mulheres recebe visita de representante da ONU Mulheres

10/01/2013 às 1:40 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Nadine Gasman se disse impressionada com o trabalho do estado do Rio de Janeiro

??????????A nova representante do escritório da ONU Mulheres para o Brasil, Nadine Gasman, visitou, na tarde de quinta-feira, dia 26, a sede da Subsecretaria de Políticas para Mulheres da SEASDH. A visita, de reconhecimento, foi solicitada pela própria representante, que tomou posse no cargo há dois meses. No espaço Cutural CEDIM Heloneida Studart, Nadine foi recebida pela subsecretária Adriana Mota e já na entrada se impressionou com o prédio, “muito bonito e acolhedor”, segundo ela.

“Estou muito impressionada com a equipe, muito forte, muito comprometida, muito competente. Tratam dos assuntos de políticas para mulheres com muito afinco, em nível estadual, mas vinculados ao país e isso me parece muito interessante”, disse.

A parceria entre a Subsecretaria e a agência rende frutos concretos. O aplicativo Smart Womam, desenvolvido pela ONU Mulheres, é um bom exemplo disso. Quando uma mulher em situação de violência recorre ao Smart Womam, no computador, celular ou tablet, ele indica os serviços da rede de proteção, a partir da localização do dispositivo usado pela mulher.

Atualizações para ampliar a rede de serviço para além da capital foram discutidos na reunião e serão implementados pela ONU, que deverá também incorporar as informações do aplicativo em outras línguas, já que o Rio de Janeiro recebe turistas de todo o mundo, mesmo antes dos grandes eventos esportivos que estão por vir.
Os planos da Subsecretaria foram apresentados a Nadine, que prometeu voltar com mais frequência ao Rio e estreitar ainda mais a parceria com a SPMulheres.

“Para nós é muito gratificante ouvir de um organismo como a ONU Mulheres que estamos no caminho certo. Nos esforçamos para isso. Em nossa próxima campanha, que será realizada em novembro, e em todos os planos, pensamos realmente em como fazer alguma coisa para mudar a realidade das mulheres, acompanhando as políticas nacionais e o contexto internacional da luta pela igualdade”, afirmou a subsecretária Adriana Mota.

A campanha a que Adriana se refere é a dos “16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, que no Brasil começa no dia 20 de novembro, enquanto internacionalmente começa no dia 25 de novembro.

“No Brasil, escolhemos o dia 20, Dia de Zumbi, pela representatividade da data em relação ao nosso cenário, onde a maioria de vítimas de violência são mulheres negras”, ressaltou Adriana.

Todos os planos e projetos da SPMulheres foram apresentados à representante da ONU Mulheres e a troca de experiências tende a gerar um real estreitamento na parceria. E todas as ideias foram muito apreciadas. Segundo Nadine, a equipe está abordando os temas centrais da realidade das mulheres: a participação política, a violência contra as mulheres e o esforço em entender as mulheres em todas as suas diversidades é muito importante, pois estão realmente buscando entender e criar melhores condições de vida para as mulheres na cidade e no estado.

“Estou muito contente com os planos, todos ambiciosos, mas realistas. Creio que tudo o que se está planejando aqui têm capacidade de realizar. É um bom exemplo ter, numa cidade e num estado, um grupo que se dedique ao tema das políticas e planos para mulheres, levando o plano nacional à realidade estadual, que não é o que se passa em outros estados e outros países. É um bom exemplo para todo o país”, finalizou Nadine.

Participaram ainda da reunião a Susana Cabral, Secretária Executiva do CEDIM, Ranusia Barboza, Coordenadora da Rede de Serviços de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência, Fabiana Santos, Superintendente de Políticas Intersetoriais para as Mulheres, América Pires, técnica da Superintendência de Políticas Intersetoriais para as Mulheres e Sabrina Lucena, da Assessoria Internacional da SEASDH.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: