SEASDH, SEAP e Conselho dos Direitos Humanos se reúnem para a defesa dos direitos humanos

10/02/2013 às 1:10 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Administração Penitenciária foi convidada a participar do Conselho

Wanderson Costa Cruz-040

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, o subsecretário de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Eloi Ferreira, e membros da Comissão de Segurança Pública, Privação de Liberdade e Cidadania do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH-RJ) se reuniram na manhã desta terça-feira (01/10) com o secretário de Estado de Administração Penitenciária, César Rubens. Na pauta do encontro, a representação da SEAP no Conselho e uma série de demandas relativas aos presos e as penitenciárias.

“Nosso objetivo é estabelecer o diálogo com a SEAP e passar algumas questões que detectamos no sistema prisional do Rio de Janeiro. A gente criou uma pauta de visita às unidades prisionais diante das demandas dos próprios presos e precisamos discutir essas questões. Além disso, nós notamos a ausência de um representante da SEAP no Conselho de Direitos Humanos e, através da SEASDH, estamos buscando estreitar esse laço para que a SEAP tenha um representante em nossas reuniões”, explicou a coordenadora da Comissão de Segurança Pública, Privação de Liberdade e Cidadania do (CEDDH-RJ), Thais Duarte.

Além da representação da SEAP no Conselho, durante o encontro foram discutidos pontos relativos à visitação aos presos, revista de visitantes e ocupação dos presos.

O secretário César Rubéns elogiou a iniciativa da visita e se colocou a favor do diálogo.

“Estou na pasta desde 2007 e é a primeira vez que recebo a visita do secretário de Direitos Humanos. Agradeço a iniciativa do secretário Zaqueu e afirmo que vamos estreitar essa parceria, porque a gente quer o melhor, a gente não quer violência, mas também não podemos caminhar para coisas fantasiosas”, disse o secretário de Administração Penitenciária.

Para o secretário Zaqueu Teixeira, a participação de um representante da SEAP no Conselho de Direitos Humanos firma a posição do Governo do Estado quanto às questões dos direitos dos presos.

“Todas as informações passadas aqui precisam ser apropriadas pelo Conselho e a representação da SEAP cumprirá esse papel de troca de informações entre a Secretaria e o Conselho. Se quem viola os direitos humanos é o Estado, o papel da Subsecretaria de Direitos Humanos e do Conselho é estar ao lado do Estado, orientando a ação, para que não tenhamos casos de violação”, destacou Zaqueu.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: