Secretário Zaqueu visita Quatis e Resende, no Sul Fluminense

10/07/2013 às 1:09 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Ele inaugurou campanha de prevenção ao câncer de mama e equipamento social em Quatis, visitou equipamento da assistência social em Resende e palestrou para estudantes

Wanderson Costa Cruz-093

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, cumpriu intensa agenda nos municípios de Quatis e Resende, na Região Sul Fluminense, na tarde desta quarta-feira (02/10). Em Quatis ele participou da abertura da campanha internacional Outubro Rosa e da inauguração do Centro de Convivência das Famílias da Assistência Social. Já em Resende, Zaqueu conheceu o projeto CRAS Itinerante, visitou as novas instalações do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) e participou de duas palestras na Escola Espaço do Saber.

A agenda começou por Quatis com o lançamento da campanha Outubro Rosa, realizada no Ginásio Esportivo da cidade.

“A campanha Outubro Rosa é extremamente importante para conscientizar a população quanto à importância do autoexame das mamas na prevenção deste tipo de câncer. Nós sabemos da carência dos municípios, principalmente do interior, quanto aos exames de mama e assim que o mamógrafo móvel do nosso estado estiver funcionando farei uma solicitação à Secretaria de Saúde para que Quatis seja logo atendida”, disse o secretário Zaqueu.

O prefeito de Quatis, Bruno Souza, destacou a importância da iniciativa para a cidade.

“Nós sabemos que o câncer de mama é o que mais mata e temos uma fila grande para o mamógrafo na cidade, principalmente na área rural. Poder contar com a parceria do Estado nesta questão, bem como em muitas outras que vimos sendo atendidos, é fundamental para a nossa cidade”, destacou o prefeito.

Após a abertura da campanha, o secretário participou da inauguração do Centro de Convivência das Famílias da Assistência Social de Quatis. O espaço irá oferecer atividades de recreação, lazer, socioeducativas e prevenção às famílias atendidas pelos programas, projetos, serviços e benefícios da Secretaria Municipal de Assistência Social. O espaço também vai abrigar o programa Produtor Mirim, que desenvolve atividades socioeducativas com enfoque em técnicas agrícolas para adolescentes entre 14 e 18 anos.

“É um equipamento importante para a assistência social, que estimula a convivência das pessoas e dá atenção às famílias. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, ressaltou Zaqueu.

Também participaram das agendas a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Mota, e a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Quatis, Rosana de Bem Almeida.

RESENDE

Zaqueu chegou a Resende no início da noite e se encontrou com o prefeito José Rechuan Junior. Ele conheceu o projeto CRAS Itinerante, que atende a 15 localidades na zona rural da cidade. O ônibus adaptado e ocupado por uma equipe multidisciplinar atende a 371 famílias nas localidades atendidas, oferecendo os mesmos serviços disponíveis nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) fixos.

“Esse projeto é pioneiro no país e é importante que possamos difundi-lo para outros municípios com área rural e que tenham dificuldades de chegar às famílias que estão nos locais mais afastados”, elogiou Zaqueu Teixeira, que também visitou as novas instalações do Centro de Referências Especializado da Assistência Social (CREAS).

A última agenda do secretário na cidade ocorreu na Escola Espaço do Saber, onde participou dos projetos Oficina de Política, com alunos do Ensino Médio, e Construtores da Paz, com alunos do curso de teologia.

“A gente acredita que a escola, assim como a igreja, não deve ficar restrita a seus muros. Então, nós trabalhamos a educação de forma a incentivar nossos alunos a discutirem e intervirem na sociedade”, explicou o diretor do Espaço do Saber, Júlio Vidal.

Na Oficina de Política, Zaqueu contou sua trajetória profissional desde quando ingressou no Ensino Médio, aos 9 anos de idade, até sua chegada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Ele também respondeu perguntas referentes à política de assistência social do estado e ao processo de pacificação das comunidades cariocas. Em seguida, o secretário participou do Projeto Construtores da Paz, onde palestrou sobre ‘Como a atual política social contribui para a construção da paz’.

“Formamos uma sociedade com esse estímulo, discutindo os problemas da sociedade e buscando soluções e isso é fundamental para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária. Fiquei muito feliz em participar dos dois projetos”, finalizou Zaqueu.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: