Reunião entre Superintendência de Igualdade Racial e Chefia da Polícia Civil rende deliberações

10/08/2013 às 2:02 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Termo de cooperação vai conter as deliberações da reunião

DSCN0282O superintendente de Igualdade Racial da SEASDH, Marcelo Dias, e representantes do Movimento Negro se reuniram na tarde desta segunda-feira, dia 07, com a Chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, na sede da chefia, para tratar de questões raciais no âmbito das ações da polícia.

Para o superintendente Marcelo Dias, ficou claro, desde o primeiro contato com a Chefia da Polícia Civil que esta seria uma parceria fácil de ser construída.

Nesta reunião já ficou decidido que os 1200 inspetores e os 150 delegados que estão em formação receberão aulas específicas sobre a questão racial, com a indicação de professores feita pela Supir. Além disso, a Polícia Civil vai colocar à disposição da Superintendência o auditório da Cidade da Polícia e pensa num seminário, aberto a todos os policiais civis, para discutir a questão.
Outro ponto importante debatido na reunião foi a inclusão, no Registro de ocorrência, da motivação: racismo. A última proposta foi que todas as deliberações desta reunião sejam colocadas num termo de cooperação entre a Polícia Civil e a SEASDH.

“A Dra. Marta rocha é sempre muito solícita conosco e, mais uma vez, nos atendeu e deu prosseguimento às ideias que propusemos, ouvindo a todas as ponderações e nos indicando caminhos. O importante é que saímos com belas propostas para que a questão racial seja tratada com a devida atenção pela polícia”, disse Marcelo.

A chefe da Polícia Civil disse ver com muito bons olhos as demandas da Supir e a parceria.

“Acho essa parceria importante. É essa polícia que a gente quer ofertar, pautada no estado democrático de direito, o respeito aos direitos humanos e voltada para o cidadão. Essa demanda da Superintendência é uma parceria que nos interessa muito. Fico feliz em ver o superintendente tão preocupado com essa questão”, afirmou a Chefe da Polícia Civil, Marta Rocha.

Participaram ainda da reunião o secretário Geral da Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ, Rogério Gomes; a advogada e vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial OAB/RJ, Sandra Machado; a Professora, Psicopedagoga Especialista em Relações Etnicorraciais e Educação, Clarissa Lima; o Ativista Social e Cientista Político Carlos Alberto Medeiros; o Especialista em História e Cultura Afrodescendente pela PUC/RJ, Délio Martins; o Babalawo Ivanir dos Santos; a Coordenadora Geral de Ações Institucionais e Comunitárias da Secretaria de Estado de Segurança, Tatiane Curi, e os ativistas sociais Januário Garcia, Paulo Diop, Jorge Damião e Adriana Medeiros.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: