Encontro reúne movimentos de juventude na sede da SEASDH

10/10/2013 às 1:15 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Programa Caminho Melhor Jovem foi apresentado aos representantes

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, o superintendente de Políticas para Juventude, Thiago Santana, e a coordenadora do programa Caminho Melhor Jovem, Morgana Eneile, receberam, na tarde desta terça-feira, dia 08, representantes de diversos movimentos de juventude, para apresentação do programa, lançado, em caráter piloto, nas comunidades de Manguinhos e Cidade de Deus.

Para o superintendente Thiago Santana, os movimentos são fundamentais e as discussões devem acontecer sempre.

“A demanda para essa reunião é do próprio Caminho Melhor Jovem. Queremos aliar as linhas do programa com a agenda das políticas para juventude. Portanto, essa é a primeira reunião de muitas, porque vamos avançar na execução do programa com a participação da sociedade civil”, disse Thiago.

Todos os movimentos presentes à reunião atuam diretamente em comunidades pacificadas ou têm algum trabalho com jovens desses territórios. A ideia da reunião, segundo o secretário Zaqueu Teixeira, é trazer os protagonistas da juventude para discutir e aprimorar as diretrizes do programa.

“Escutar os movimentos é muito importante, exatamente pelo caráter do programa, que não tem fórmula pronta. Ele vai atender às necessidades que os jovens apresentarem e com estas opiniões e experiências, podemos fazer as correções de rota que se mostrarem necessárias”, afirmou Zaqueu.

O Caminho Melhor Jovem visa à inclusão social e a geração de oportunidades para jovens de 15 a 29 anos, moradores de áreas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e conta com investimento de US$ 84,5 milhões, sendo US$ 60 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O programa tem como base indicadores de vulnerabilidade do público alvo e a escuta qualificada das demandas desses jovens visando, por um lado, auxiliá-los no processo de construção de uma trajetória formativa e, por outro, desenvolver uma estratégia de promoção de serviços e oportunidades adequadas a essas demandas, apoiada em parcerias construídas com diversas instâncias estaduais e municipais.

Segundo a coordenadora do Caminho Melhor Jovem, Morgana Eneile, as críticas são necessárias e vão ajudar a consolidação do programa.

Temos um pacote preparado a partir das pesquisas realizadas pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Mas isso não significa que esse pacote não mude. O programa vai oferecer o que os jovens, de fato, demandarem. A prioridade é atender às demandas individuais”, destacou Morgana.

Os jovens contarão com profissionais qualificados e capacitados para escutar suas demandas e orientá-los quanto às oportunidades para a construção de sua trajetória, desenvolvendo com eles um contrato de autonomia. Esses profissionais vão realizar o acompanhamento das metas estabelecidas pelos jovens, buscando articular sua participação nos diversos serviços e oportunidades existentes. Assim, o programa não oferecerá uma trajetória única para os jovens, mas buscará desenvolver com eles um plano individual que possibilite a cada jovem trilhar seu caminho de forma segura e aproveitando ao máximo as oportunidades oferecidas.

Estiveram representados na reunião o Conselho Estadual de Juventude, o ISER, o Observatório de Favelas, o Fórum de Juventude e o Movimento LGBT.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: