Festival Roquepense debate cultura antissexista na Baixada

10/21/2013 às 12:04 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Festival cultural reúne música, grafite e cultura urbana para debater formas de combate à discriminação de gênero

Wanderson Costa Cruz-073 (1)

Teve início nesta sexta-feira (18/10), no Paço Municipal de Mesquita, na Baixada Fluminense, o “Festival Roquepense!, 2º Circuito Rock de Bandas com Mulheres na Baixada Fluminense”. O evento, que tem apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), através da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SPulheres), visa promover a produção cultural feminina no Rock e na cultura urbana e discutir uma cultura antissexista. A ‘programação gratuita envolve shows, rodas de discussões, apresentações de skate, intervenção de grafite, oficinas técnicas de áudio para mulheres, cursos de produção executiva para shows, além de quatro bandas por dia com pelo menos uma mulher como figura principal.

“É um evento importante, onde colocamos as mulheres no centro das atenções, para que possamos enxergar o potencial do que elas têm feito em nossa sociedade. Apoiar um festival de rock de bandas femininas, que dá visibilidade às questões de gênero e mobiliza os jovens através da cultura é fundamental para que tenhamos uma sociedade igualitária, disse o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, durante a mesa de abertura do evento.

Para a subsecretária estadual de Políticas para as Mulheres, Adriana Mota, que participou de uma roda de conversa após a mesa de abertura, o festival é uma ação fundamental para promover a igualdade de gênero.

“Esse festival contribui para romper o ciclo da violência, mas principalmente, para prevenir que as mulheres entrem em relações que as oprimam e que as violentem fisicamente, ou socialmente. Serão dias de atividades artísticas e culturais em que as mulheres sejam protagonistas e possam ter a oportunidade de se expressar, desenvolver suas habilidades, fazer intercâmbios e criar referências, em iniciativas que promovam o calendário de lutas pelos Direitos das Mulheres, contribuindo com o movimento feminista nas novas gerações”, destacou Adriana Mota.

Comandado pela produtora cultural Giordana Moreira, o festival teve sua primeira edição, em junho de 2012 e se consagrou como um dos principais festivais de música da Baixada Fluminense, o primeiro da região com a proposta do protagonismo feminino.

“O Roquepense é um coletivo de cultura antissexista. A gente costuma ir a shows de rock onde os homens estão no palco e nos bastidores, e as mulheres na platéia. O que a gente se propõe é colocar as mulheres nesses espaços”, contou Giordana.

Entre os convidados estão as bandas Santa Claus (SP), da guitarrista e ativista Bruna Provazi, a Anti-Corpos, Far From Alaska, de Natal, Eve Desire, Medialunas – em que a baterista Liége Milk realiza o projeto Meninas na Batera -, Subburbia, entre outros. Em suas letras elas abordam temas variados que passam pelas relações humanas, sociais, como amizade, política, sexismo, exploração animal entre outros.

O evento continua neste sábado (19/10). Às 13 horas tem início as oficinas, na Sala Zelito Viana e às 18 horas os shows no Paço Municipal. No domingo (20/10) as oficinas iniciam as 15 horas e os shows às 18 horas.

Juventude

Durante o evento, o secretário Zaqueu Teixeira anunciou a intenção de implantar o programa Caminho Melhor Jovem na comunidade da Chatuba, em Mesquita, que há alguns meses está ocupada pela polícia.

“Estamos aguardando que a Prefeitura nos ceda um espaço onde possamos instalar u Centro de Referência da Juventude e posteriormente implantar o programa estadual de inclusão social e oportunidades para jovens de comunidade pacificadas, Caminho Melhor Jovem, na comunidade da Chatuba”, informou Zaqueu.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: