IX Conferência Estadual de Assistência Social debate oito anos do SUAS

10/21/2013 às 12:01 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Secretário Zaqueu Teixeira mensurou as metas atingidas pelo Sistema Unico de Assistência Social

Wanderson Costa Cruz-076

Uma mesa de debate sobre os oito anos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS marcou o segundo dia da IX Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro, realizada pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio da Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão (SSASDG), e o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), nesta quinta-feira (17/10). O secretário de Estado de Assistência Social, Zaqueu Teixeira, apresentou as metas atingidas. O evento, que tem como tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”, reúne os delegados eleitos nas conferências realizadas nos 92 municípios do estado, gestores da assistência social, representantes dos conselhos municipais e da sociedade civil e usuários da rede.

“Estamos reordenando a pasta, de acordo com a deliberação do SUAS e fortalecendo o apoio aos municípios com o aprimoramento da gestão do sistema de cadastro. Hoje temos 444 Centros de Referência da Assistência Social no Estado, 120 financiados pela SEASDH. Precisamos ainda de um cofinanciamento adequado ao modelo de financiamento do SUAS para termos uma rede ainda mais forte. Temos a missão de acabar com a pobreza extrema no estado”, explanou o Zaqueu.

O secretário afirmou ainda que a relação de aproximação com os municípios é prioridade na reformulação da pasta na sua gestão e está elaborando junto ao Proderj uma ferramenta de comunicação via SMS para aperfeiçoar o acompanhamento das famílias. “Estamos criando este sistema para oxigenar a comunicação e trazer um fluxo maior, sem frear em questões burocráticas”, afirmou. A subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma de Azeredo, abriu o debate, dando seguimento para a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Marizete Lage, que discorreu sobre os desafios do conselho e formas de controle social. “O SUAS é uma conquista do nosso país e do nosso governo e está em construção, temos o dever de aprimorar essa importante ferramenta”, destacou a subsecretária.

A Conferência segue nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18/10. O participantes serão divididos em grupos de trabalho, que debaterão os seis eixos da IX Conferência, e farão propostas que serão defendidas na Conferência Nacional, em dezembro. Durante os três dias de evento serão debatidos os problemas da rede de assistência social e elaboradas propostas para a melhoria e avanço do serviço, que serão apresentadas na Conferência Nacional, entre os dias 16 e 19 de dezembro, em Brasília. Na ocasião, também serão eleitos os 98 delegados que representarão o Estado na etapa nacional.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: