Complexo do Lins recebe primeira ação social após pacificação

10/24/2013 às 1:16 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Mais de 1.200 pessoas foram atendidas na comunidade

Wanderson Costa Cruz-067 (1)

O Complexo do Lins, localizado no bairro Lins de Vasconcelos, na cidade do Rio, recebeu, nesta quarta-feira (23/10), pela primeira vez, uma ação social. Pacificada no dia 6 deste mês, a comunidade lotou a quadra da Escola de Samba Lins Imperial para receber atendimentos referentes a acesso à documentação básica, fotografia para documentos, serviços de saúde e estética, entre outros. A 14ª Ação Social Direito de Tod@s do ano, promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), ocorreu das 12 às 17 horas e prestou 1.284 atendimentos.

“A pacificação ajudou a deixar o governo mais próximo para exercer a cidadania. Esta é uma porta de entrada para a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Estamos vendo aqui que existia uma demanda reprimida destes serviços, e se for necessário agendaremos novas datas para essa comunidade”, esclareceu o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira.

A ação conta com diversas parcerias para oferecer serviços de atenção básica à população do Estado, entre eles, acesso à documentação básica com isenção de taxas, emissão de Carteira de Trabalho e balcão de empregos, cadastramento do SUAS para programas sociais, serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, além de serviços do Procon, Detran, Defensoria Pública, FIA, entre outros. A próxima Ação Cidadania Direito de Tod@s ocorrerá no município de Queimados, no próximo sábado (26/10), das 10 às 17 horas.

“É a primeira vez que eu vejo uma iniciativa destas aqui. Para mim foi ótimo, trabalho cerca de 12 horas por dia e não teria tempo para fazer cada coisa que fiz aqui em cada lugar (centros de atendimento especializado)”, afirmou o segurança Carlos Henrique Silva, de 44 anos, após ser atendido em quatro serviços.

Além da emissão de 1ª e 2ª vias de RG com isenção de taxas, os serviços de fotografia e emissão de Carteira de Trabalho, com inclusão em balcão de empregos (SETRAB), foram os mais procurados. As estudantes Sabrina Rodrigues e Marcele da Costa Leandro já saíram da ação com as suas respectivas carteiras de trabalho. “Ficou mais fácil pra eu procurar emprego, mas como sou menor, tenho o técnico que me atendeu me cadastrou para ser Jovem Aprendiz, estou torcendo para dar tudo certo”, afirmou Rodrigues.

A pensionista Izaíra Alves Chaves, de 74 anos, foi ao estande montado pelo Centro de Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), vinculado à SEASDH, que visa oferecer acesso gratuito à Justiça e Defesa da Cidadania, retirar a guia de isenção da taxa para segunda via de certidão de nascimento do filho em cartório. “A certidão estava bem velhinha, vou aproveitar a oportunidade para fazer logo uma segunda via, já que utilizo muito ela para meu filho que utiliza a rede pública e diversos serviços sociais, por ser deficiente”, disse a pensionista.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: