Ação social oferece serviços gratuitos em Queimados

10/30/2013 às 12:27 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Décima quinta ação do ano realizou mais de mil atendimentos.

Wanderson Costa Cruz-046

A ação social ‘Cidadania Direito de Tod@s’, da Subsecretaria de Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), atendeu xxxxx pessoas em Queimados, na Baixada Fluminense, no último sábado, dia 8. Entre 10 e 14 horas, a população do bairro Jardim da Fonte teve acesso a diversos serviços como retirada de documentos, atendimento à mulher, atendimento de saúde, cadastramento do SUAS, recreação, dentre outros.

De acordo com o secretário de Estado de Assistência social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, o exercício da cidadania começa com o acesso à documentação básica e, com isso, a iniciativa tem promovido uma mudança na qualidade de vida da população do estado.

“A ideia é levar estes serviços para regiões pontuais, seja na capital, interior ou região metropolitana, a dificuldade existe. O importante é o trazer o Estado para junto da população onde estão as maiores carências de documento e informação. O bairro Jardim da Fonte está passando por uma transformação, o desenvolvimento da cidade passa aos poucos por aqui. Precisamos promover serviços que possibilitem que essa população busque sua autonomia”, explicou o secretário.

O pedreiro Júlio Cesar Coelho, de 62 anos, aproveitou a ação justamente para retirar a segunda via da carteira de identidade. Ele passou pela tenda da Fundação Leão XIII, para adquirir isenção da taxa, e depois foi à tenda do Detran, para dar entrada no documento.

“Perdi o documento há uns meses, com o trabalho, a gente tem dificuldade de fazer estas coisas durante a semana. Aqui, além de atender sábado, ainda tenho isenção da taxa de segunda via. O atendimento foi rápido, peguei a isenção e dei entrada no documento no mesmo lugar, facilitou bastante a minha vida”, contou Coelho.

Já a aposentada Julia Maria da Conceição, de 77 anos, foi levada pelas três netas para a ação. Além de detectar a pressão alta e realizar exame de glicose, foi orientada sobre os procedimentos para receber a doação de uma cadeira de rodas adequada, pela prefeitura do município.

“Nós temos que aproveitar a oportunidade, temos dificuldade de levá-la para o centro na cadeira de rodas. Foi muito importante, medimos sua pressão e descobrimos que está alta, como é pertinho de casa, pudemos dar o remédio e voltar para ver se normalizou. Além disso, agora vamos passar por uma triagem para receber uma nova cadeira de rodas, ela tem artrose e não pode andar”, afirmou a neta da aposentada, Julia Teixeira.

A ação organizada pela Subsecretaria de Articulação Institucional da SEASDH, realizou 12 serviços diferentes, contando com a parceria de diversas instituições tais como a Prefeitura de Queimados, Procon, Detran, Fundação para a Infância e a Adolescênica (FIA), Delegacia de Atendimento à Mulher Itinerante (DEAM), Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), Fundação Leão XIII, entre outros. A próxima ação será realizada no Restaurante Cidadão Romilton Bárbara, na Rua Lacerda Sobrinho, no município de Campos dos Goytacazes.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: