Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e CEV-Rio estimulam criação de comissões da verdade

11/06/2013 às 12:18 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Niterói, Volta Redonda e Macaé já têm comissões municipais

Estimular a implantação de comissões municipais foi o objetivo da reunião que aconteceu, nesta terça-feira (05/11), na sede da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, com representantes das cidades de Duque de Caxias, Quatis, Barra Mansa, Magé e Queimados. O encontro contou com a presença de Nadine Borges, membro da Comissão da Verdade do Rio, e Pedro Prata, chefe de gabinete da SEASDH, que explicaram o funcionamento da comissão estadual e a importância de se esclarecer as violações de direitos que foram cometidas no período da ditadura militar.

 

“O golpe de 64 aconteceu no Estado do Rio e as cidades que mais sofreram com a repressão foram Rio de Janeiro e Niterói, mas não podemos reduzir as investigações a esses dois locais. Um episódio que tenha acontecido em uma cidade do interior pode representar uma cadeia que precisa ser investigada. Sabemos, por exemplo, que os presos de Volta Redonda eram levados para o batalhão de Barra Mansa. Precisamos avançar nisso para sabermos o que de fato o que aconteceu e recontarmos a história oficial”, destacou Nadine Borges.

 

A Comissão da Verdade do Rio entregou material para cada representante com a minuta da lei de criação das comissões municipais e um termo de cooperação técnica para que haja um fluxo de trabalho entre as comissões estadual e as municipais. Na ocasião foi explicado como as cidades de Niterói, Volta Redonda e Macaé, que já contam com comissões empossadas, estão trabalhando.

 

“Acredito que a estrutura do Estado possa ajudar no contato com os prefeitos. Recentemente enviamos um ofício do governador, para todos os municípios do estado, estimulando a criação de conselhos da juventude. Tivemos um retorno positivo desse trabalho e podemos usar esse modelo na conversa sobre a instalação das comissões da verdade. Os municípios podem ter a certeza que a secretaria vai dar todo o suporte para a construção dessa iniciativa”, comentou Pedro Prata, que representou o secretário Zaqueu Teixeira na reunião.

 

A cidade de Magé, por exemplo, tem vários fatos relacionados à luta contra a repressão política por conta do forte movimento sindical da região, especialmente na área têxtil. “Sabemos que muitas pessoas que foram presas em Magé, nessa época, eram levadas para Niterói e que um dos distritos da cidade, Santo Aleixo, ficou conhecido pelo número de desaparecimentos”, explicou Arminda Lopes Nery, subsecretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: