Restaurante Cidadão de Niterói recebe ação social

11/07/2013 às 1:09 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Frequentadores tiveram isenção para emissão segunda via de RG e certidões de nascimento, casamento e óbito

Wanderson Costa Cruz-9368

O Restaurante Cidadão Escritor Jorge Amado, em Niterói, recebeu, nesta quarta-feira (06/11), a Ação Social Cidadania Direito de Tod@as, que oferece acesso à documentação básica aos usuários dos restaurantes. Os frequentadores tiveram isenção da taxa para emissão de segunda via da Carteira de Identidade e das certidões de Nascimento, Casamento e Óbito. O serviço ocorre todo mês, geralmente às quartas-feiras, das 9 às 14 horas, em todos os restaurantes Cidadão do estado. Neste primeiro ano, a iniciativa ocorreu em todos os 16 restaurantes, desde maio, com média de 130 atendimentos em cada ação.

“É uma oportunidade para os usuários. As pessoas vêm aqui se alimentar, para conduzir bem suas vidas e ainda conseguem emitir um documento pendente. Por aqui passam muitas pessoas que necessitam de uma isenção e algumas que simplesmente podem aproveitar a facilidade da ocasião.”, destacou o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, ao acompanhar a ação.

O auxiliar de limpeza José Ribamar França, de 44 anos, trabalha próximo ao restaurante e aproveitou a iniciativa. Ele perdeu a sua identidade e estava utilizando apenas uma cópia autenticada. Ao almoçar no restaurante, soube de ação e utilizou o documento autenticado para dar entrada na segunda via.

“Eu preciso muito tirar esse outro documento, mas achava que teria que ir até São Paulo, onde tirei minha primeira, ou até mesmo ao Piauí, onde nasci. Agora a atendente não só me explicou que não precisa de nada disso, como me deu o protocolo para eu ir direto ao Detran só para retirar a segunda via”, disse Ribamar.

A ação é realizada em conjunto pela Subsecretaria de Articulação Institucional e pela Superintendência de Segurança Alimentar e Renda, vinculadas à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com a Fundação Leão XIII e com o Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC).

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.