SEASDH participa de seminário da ODM Brasil em Mesquita

11/11/2013 às 1:11 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Comunidade de Mesquita receberá programa social para promoção de oportunidades para jovens

Wanderson Costa Cruz-9428Em virtude da vulnerabilidade social localizada no município de Mesquita, na Baixada Fluminense, sobretudo na comunidade da Chatuba, o município recebeu, nesta sexta-feira (08/11) o “Seminário ODM e a Dependência Química”. O evento é uma parceria do núcleo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) Estadual e a da Prefeitura de Mesquita. Este é o segundo seminário realizado no município e pretende abordar o tema da dependência química entre jovens, enfatizando a sexta e oitava meta do milênio.

As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles: 1 – Acabar com a fome e a miséria; 2 – Oferecer educação básica de qualidade para todos; 3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 – Reduzir a mortalidade infantil; 5 – Melhorar a saúde das gestantes; 6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7 – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

O Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, participou do evento, acrescentando a importância da implantação do Programa Caminho Melhor Jovem na comunidade da Chatuba para o futuro da população jovem e desenvolvimento dessa região.

“Não dá para falar de desenvolvimento sem falar dos 10 anos da implantação do Bolsa Família e os programas sociais que chegaram em seguida. Os jovens do estado hoje têm grandes oportunidades com o Renda Melhor Jovem e o Caminho Melhor Jovem. O primeiro dá uma bolsa para o jovem investir no seu futuro e o segundo acompanha o jovem no seu crescimento individual e chegará na Chatuba. Os jovens dessa comunidade receberão uma ajuda para traçar seu futuro da maneira que preferem. E isso qualifica e garante o desenvolvimento local”, afirmou o secretário.

O Caminho Melhor Jovem é um Programa do Governo do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa inclusão social e oferta de oportunidades para jovens de 15 a 29 anos, moradores de territórios com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, o objetivo do programa é construir uma trajetória formativa dos jovens e criar estratégias de promoção de serviços e oportunidades que atendam suas demandas e contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Os jovens que se interessarem em participar do programa serão acompanhados individualmente por profissionais qualificados que irão, junto com eles, traçar metas de futuro e apresentar oportunidades e serviços.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: