Ação Social Direito de Tod@s vai à Vila Paciência

11/12/2013 às 12:19 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Com o maior número de atendimentos realizados em comunidades do Rio, a favela de Santa Cruz teve 1.430 atendimentos

Wanderson Costa Cruz-9487

A Comunidade de Vila Paciência, no Bairro de Santa Cruz, cidade do Rio, recebeu, no último sábado (09/11), pela primeira vez, uma ação social. Os moradores da favela, ainda não pacificada, lotaram a lona projetada na Rua São Gomário, para receber 1.430 atendimentos referentes a acesso à documentação básica, fotografia para documentos, serviços de saúde, recreação, entre outros. A iniciativa acontece sempre aos sábados, por meio da Subsecretaria de Articulação Institucional, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), e nesta 16ª edição contou com a parceria dos projetos UniCirco Pedagógico e Ação Comunitária de Apoio Psicossocial (Acaps), com apresentação do Núcleo de Artes Circenses.

Amarildo Melo da Silva, deficiente, de 30 anos, não teve dificuldades para comparecer no evento e pedir a segunda via da sua certidão de nascimento, que já estava sem condições de uso, sem pagar a taxa de cartório.

“Assim bem perto da minha casa, ficou mais fácil. Não tenho cadeira de rodas, uso o skate para me locomover, mas pude vir sozinho, sem ter que pegar condução, sem precisar chamar alguém para me ajudar. Além disso, não paguei passagem, nem taxa de inscrição. Sem essa ajuda seria muito difícil pra mim, e uma pessoa deficiente não pode ficar sem documento”, afirmou Amarildo.

A ação conta com outras diversas parcerias para oferecer serviços de atenção básica à população do Estado, entre eles, acesso à documentação básica com isenção de taxas, emissão de Carteira de Trabalho e balcão de empregos, cadastramento do SUAS para programas sociais, serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, além de serviços do Procon, Detran, Defensoria Pública, FIA, entre outros. A última Ação Cidadania Direito de Tod@s ocorreu no município de Queimados, na Baixada Fluminense, em 26 de outubro, onde foram realizados mais de mil atendimentos.

“Aqui na nossa comunidade nunca teve algo assim, ninguém vem aqui, as pessoas têm medo, não gostam de entrar aqui. Foi a primeira vez que eu vi um monte de pessoas entrarem aqui, armarem todas essas tendas e passar a tarde atendendo a gente para um “monte de coisas”. Nós temos muita dificuldade para fazer qualquer serviço desses aqui”, agradeceu a doméstica Maria Lúcia Rosalina, 49 anos, após dar entrada da segunda via da identidade.

Além da emissão de 1ª e 2ª vias de RG com isenção de taxas, os serviços de fotografia e emissão de Carteira de Trabalho, com inclusão em balcão de empregos (SETRAB), foram os mais procurados. O ambulante Rafael Delphino, de 24 anos, aproveitou a oportunidade para fazer a carteira de trabalho.

“Sempre quis trabalhar com carteira assinada, mas não sabia como fazer, e já trabalho como “camelô”. A gente, que vive em comunidade, não está acostumado com essas coisas aqui, quase ninguém aqui trabalha com carteira assinada, nossa vida é toda informal. Ainda tenho a esperança de conseguir um novo emprego mais rápido porque me disseram que agora estou inscrito no balcão de empregos”, relatou Delphino.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.