Pronatec realiza oficina de preparação para novas vagas de cursos em 2014

11/12/2013 às 12:20 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

O programa de capacitação faz parte do programa Brasil Sem Miséria, dando continuidade aos programas de transferência de renda.

Wanderson Costa Cruz-9881

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), vinculado ao Brasil Sem Miséria (BSM), realizou a Oficina de Planejamento para 2014, nesta segunda-feira (11/11), no auditório do SENAC do bairro do Flamengo. Promovida pela Superintendência de Gestão de Oportunidades, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH-RJ), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a oficina tem por objetivo avaliar a execução dos cursos PRONATEC/BSM no Brasil e no estado em 2013 e planejar a oferta de vagas de cursos em 2014.

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, destacou a importância desta etapa do programa Brasil Sem Miséria, aliado ao avanço dos programas sociais de transferência de renda.

“No Estado do Rio, nós percebemos o quanto a transferência de renda mudou a vida das pessoas, com o Renda Melhor e o Renda Melhor Jovem. Mas o Pronatec é fundamental para a garantia de um futuro diferenciado para essas famílias. Vamos trabalhar para que estes cursos sejam atrativos e funcionais para ajudar a erradicar a pobreza em nosso estado”, destacou o secretário.

O Pronatec atualmente oferta cursos em diversos municípios em todo o país, através do Sistema “S”, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. No estado do Rio de Janeiro mais de 20 mil pessoas em situação de pobreza já se inscreveram nos cursos do PRONATEC/BSM. O Programa está presente em 87 municípios do estado (95% do total) e opera em uma lógica de ação articulada entre atores do setor público e da sociedade civil, visando inserir dignamente a população mais vulnerável no mercado de trabalho.

De acordo com Antônio Ricardo Valença, representante do MDS, de 1 milhão de vagas para as várias modalidades do Pronatec voltadas para o Brasil Sem Miséria/Pronatec Social, mais de 800 mil já foram preenchidas. “Com o rápido preenchimento da oferta, percebemos o quanto ele se aplica para a população. O objetivo do Pronatec é capacitar e inserir os trabalhadores no mercado”, explica.

Representantes de todos os municípios fluminenses e instituições que oferecem os de cursos PRONATEC/BSM no estado participaram do evento. Estiveram presentes também, além do secretário Zaqueu Teixeira e do representante do MDS, o Subsecretário de Integração de Programas Sociais, Antonio Claret, o superintendente de Integração e Qualificação dos Programas Sociais, Luis Gustavo Vieira Martinsalém, e o representante do SENAC/Fecomércio, Marcelo Loureiro.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: