SEASDH realiza capacitação para entrevistadores do Formulário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal

11/18/2013 às 12:17 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Treinamento obedece à metodologia orientada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

??????????

Entre os dias 12 a 14 de novembro, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família, realizou uma capacitação para 96 técnicos municipais, todos eles entrevistadores do Formulário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. No final do treinamento, todos os técnicos passam ainda por uma avaliação, que define sua permanência ou não na função.

A capacitação tem como público-alvo técnicos municipais que realizam entrevistas de inclusão e atualização cadastral das famílias de baixa renda, visando conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, e trazem informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

A necessidade de se capacitar os entrevistadores é qualificar de forma equânime todos os técnicos do Estado do Rio de Janeiro, padronizando os conceitos e as formas da coleta de dados. A seleção dos técnicos foi realizada através de levantamento de municípios que tiveram troca de Gestão/Equipe municipal, contemplando prioritariamente 40 municípios do Estado do RJ. Os demais municípios serão incluídos nas capacitações que ocorrerão no ano de 2014.

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, esteve no treinamento e agradeceu aos técnicos pela dedicação e comprometimento com um trabalho social.

“O trabalho que vocês fazem com tanto afinco é fundamental porque vocês têm o contato direto com as famílias. E o resultado é o sucesso dos programas como o Bolsa Família, o Renda Melhor e o Renda Melhor Jovem. Cada município, cada bairro tem sua realidade e retratamos isso através do CadÚnico, que é um instrumento que permitiu que hoje o Brasil tenha avançado tanto, com mais de 30 milhões que saíram da pobreza, por exemplo”, afirmou o secretário, que ressaltou ainda que o diagnóstico preciso ajuda a tratar de todas as questões sociais.

“Além da entrada nos programas, conseguimos detectar ainda falhas que podem acontecer em serviços básicos, como a saúde e educação. O governo precisa desse diagnóstico para atender a essas necessidades”, finalizou o secretário.

O subsecretário de Integração dos programas Sociais, Antonio Claret, destacou a importância do Cadastro Único em todas as políticas de assistência social.

“Essa capacitação é fundamental para a qualidade no registros de informações, que é o ponto inicial de toda a estratégia de superação da pobreza e de inclusão social. No caso odo Estado do Rio de Janeiro, com o portal do Rio Sem Miséria, nós conseguimos ter uma utilização muito mais rica das informações do Cadastro. Nós incluímos cerca de 100 mil novas famílias no perfil de extrema pobreza no Cadastro Único, como resultado do trabalho dos municípios e da coordenação do Estado, com o apoio do Governo Federal”, disse Claret.

O Cadastro Único é a porta de entrada não apenas para a Bolsa Família, que é o principal programa de transferência de renda do Brasil, mas para diversos outros programas, como Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, e também para outros programas e outras políticas voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social. Por exemplo, a tarifa social de energia elétrica, que é a redução de valor da tarifa elétrica para as famílias de baixa renda; o acesso aos programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida; a isenção de taxas de concursos públicos, dentre vários outros programas e outras iniciativas que beneficiam a população de baixa renda.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: