Estado inaugura a primeira Central de Intérpretes de Libras

11/22/2013 às 11:39 am | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Equipamento na Baixada é o terceiro implantado no Brasil e o segundo do estado será inaugurado em Três Rios

DSCN0458

A Baixada Fluminense recebeu nesta terça-feira a primeira Central de Interpretes de Libras (CIL) do estado do Rio, no município de Queimados. A CIL de Queimados é a terceira implantada no Brasil e a segunda do estado será inaugurada em Três Rios nos próximos meses. Atualmente Rio Grande do Sul e Paraíba são os outros dois estados que contam com o mesmo equipamento. Quatro intérpretes, um coordenador e um motorista compõem a equipe de trabalho da central. Para os atendimentos virtuais, será criado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado (SEASDH), um link para ser acessado pelo surdo de atendimento ao vivo, através de webcam com as intérpretes, que poderá ser acessado através do site da SEASDH.

O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, explicou a escolha da localidade: “A secretaria disponibiliza os projetos para todos os municípios do estado e ganha quem apresenta os requisitos para recebê-los primeiro. Queimados vem chegando à frente nesse quesito, tanto que, além da Central de Interpretação de Libras, ainda neste ano receberá o Centro de Referencia LGTB e uma sede do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM). Deste modo, o município que já é uma referência, vai crescer cada vez mais na área social”, concluiu Zaqueu.

A central, que atenderá toda a região metropolitana, conta com mobiliário, impressora, aparelho de telefone, computadores e webcam de alto desempenho, além de um veículo para atendimentos que demandem deslocamentos. O local, fará o atendimento virtual, por meio de chat de comunicação, em que o intérprete se comunica com o surdo à distância, através de webcam e também presencial, para agendamento e o acompanhamento a consultas médicas, audiências e agências bancárias. A central foi instalada na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, que fica à Rua OtÍlia, N° 1495 – Centro. O expediente se dará de segunda à sexta, das 8h ás 18h.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: