Plano Individual de Atendimento aos adolescentes (PIA) é tema principal de reunião da CIB

11/22/2013 às 11:36 am | Publicado em Informações | Deixe um comentário

??????????

O Plano Individual de Atendimento das medidas socioeducativas (PIA), bem como a pactuação do Plano de Reordenamento do Serviço de Fortalecimento de Vínculos, o plano de ação 2014 e a prestação de contas 2013, foram temas da reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que acontece nesta terça-feira, dia 19 de novembro, entre 10h às 16h, no Auditório Adauto Belarmino. A comissão é composta por gestores municipais de Assistência Social e representantes de aproximadamente 60 municípios estiveram presentes no encontro.
Os assuntos foram abordados pela subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão (SSASDG), Nelma de Azeredo, que destacou a apresentação conceitual do PIA. “Este é um instrumento fundamental que estamos elaborando em prol dos nossos adolescentes. Levamos muito tempo para elaborar este plano, que será de muita importância para os municípios”, disse Nelma.
Segundo ela, os psicólogos, assistentes e pedagogos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) são profissionais indicados para fazerem uma intervenção qualificada junto a estes usuários.
“Precisamos acreditar que um novo mundo é possível. Nossos meninos precisam ter a oportunidade de construírem ou reconstruírem os seus projetos de vida e que possam encontrar a liberdade tão sonhada por uma outra via de maior consequência da vida deles e da sociedade onde vivem”, acrescentou a subsecretária.
A pedagoga da Superintendência de Proteção Social Especial, Rossiana Mary de Sousa Pereira, que ministrou a palestra sobre a Construção da Metodologia de Atendimento, através da operacionalidade do PIA, abordou conceitos, etapas e fases referentes aos planos e programas de atendimento ao adolescente; a importância do diálogo com o Ministério Público e o Judiciário; as práticas e metodologias no atendimento; além do processo de sistematização.
“O Serviço de Proteção Social ao Adolescente, em cumprimento de Medida Sócioeducativa, é de competência do CREAS — órgão vinculado a Secretaria de Assistência Social. Por isso, esperamos que todos os municípios, ao receberem o formulário, contribuam e façam as propostas e sugestões que possam garantir que este instrumento seja referência no Estado e junto aos municípios com suas diferentes realidades”, realçou Rossiana Pereira.
Sobre as medidas do PIA
As medidas têm como objetivo estabelecer instrumento de precisão, avaliação e acompanhamento do adolescente. A intervenção consiste no atendimento realizado pela equipe do CREAS, garantindo um acompanhamento educacional, psicossocial e jurídico. Esses atendimentos visam uma intervenção com ênfase numa abordagem interdisciplinar priorizando a atuação ao adolescente e sua família dentro dos eixos: escola, trabalho, a profissionalização e a comunidade dando visibilidade no âmbito da Assistência Social.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: