SUPIR cria comissão para garantir metas prioritárias da III CONEPIR

11/22/2013 às 11:33 am | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Comissão se reuniu com secretário Zaqueu Teixeira para colocar em prática um plano de ação para o cumprimento dessas metas

A Superintendência de Igualdade Racial (Supir) criou uma comissão formada por seis dos 53 delegados eleitos no estado do Rio para a III Conferência Nacional de Igualdade Racial (CONAPIR), a fim de definir e garantir a execução de 10 metas consideradas prioritárias, extraídas das mais de 100 resoluções definidas na conferência estadual. Na última terça-feira (12/11) cinco membros da comissão e o Superintendente de Igualdade Racial, Marcelo Dias, reuniram-se com o Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, para determinar soluções para a execução dessas metas.

As 10 propostas foram determinadas em um seminário realizado como balanço da conferência estadual e prévia para a conferência nacional. “São 10 propostas extraídas de mais de 100 delas, que nós não abrimos mão, elegemos como metas prioritárias e vamos estabelecer um plano de ação para o seu cumprimento”, afirmou o superintendente.

Entre as metas prioritárias estão a transformação da SUPIR em Subsecretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial, a criação de um Conselho Estadual de Igualdade Racial, implementação efetiva das leis 10.639/03 e 11.645/11 e a promoção de políticas afirmativas para a juventude negra e indígena, incluindo a política de cotas nos estágios e empregos em empresas públicas e privadas.

Segundo os membros da comissão, é necessária a criação de um conselho para contemplar de forma mais afirmativa outras minorias que não são contempladas no Conselho Estadual dos Direitos do Negro (CEDINE). “É necessário um conselho, formado por representantes da sociedade civil, que represente também os índios, ciganos, entre outras minorias”, afirma Dias.

Já em relação a transformação de superintendência em subsecretaria, segundo Dias, a medida está prevista no Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, cujo decreto foi assinado pelo Governador Sérgio Cabral em maio deste ano. “É medida prioritária para o enfrentamento ao racismo institucional. O secretário Zaqueu Teixeira se comprometeu a levar a urgência dessa questão na Casa Civíl”, relatou o superintendente Marcelo Dias.

Durante a reunião também foi determinado, em relação à implementação das leis 10.639/03 e 11.645/11, que versam sobre as diretrizes curriculares sobre a História da África e Cultura Afro – que será solicitado à secretaria de estado de Educação um relatório das com um mapeamento das escolas onde este conteúdo está sendo inserido. O secretário Zaqueu Teixeira também garantiu a participação da juventude negra como protagonista dos programas específicos já desenvolvidos no governo, como Caminho Melhor Jovem, Juventude Viva e Renda Melhor Jovem.

“Para que estas medidas sejam efetivadas será criada uma interlocução da Subsecretaria de Estado da Assistência Social e Descentralização da Gestão com as entidades do movimento negro. Assim podemos garantir uma política de atendimento específica para a comunidade negra nos 444 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do estado e mapear pelo SUAS o público que queremos estudar, fazendo um recorte geracional”, explicou o secretário.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: