Encontro discute combate ao tráfico de pessoas no Brasil

11/25/2013 às 12:06 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Evento realizado no Rio de Janeiro reuniu representantes de instituições nacionais e internacionais

Wanderson Costa Cruz-4

O Rio de Janeiro sediou, nesta quinta-feira (21/11) o Encontro Internacional GIFT Box Brasil, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e a ONG Stop the Traffik, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho e Iniciativa Global de Enfrentamento ao Tráfico das Nações Unidas (UN.GIFT). O evento teve por objetivo apresentar o Movimento Global GIFT Box e a Campanha realizada no Rio de Janeiro (GIFT Box Brasil), além de discutir propostas para a continuidade do projeto em 2014 e 2016.

Durante o encontro, autoridades públicas, representantes nacionais e internacionais da sociedade civil e membros de Comitês Estaduais puderam trocar experiências sobre a temática do tráfico de pessoas. Representante do Baptist Christian Hospital da cidade de Tezpur, no estado de Assam, na Índia, Pratibha Miltor contou sobre o tráfico de pessoas em seu país.

“Centenas de milhares de crianças são traficadas todos os anos para dentro e fora do estado de Assam. Elas são vendidas a partir dos 2 anos de idade e acabam escravizadas pelo resto da vida, pois perdem totalmente a referência de onde vieram. Aos 8 anos uma criança vale 40 dólares, elas são traficadas para trabalhar em jardins de chá. Há 2 anos estamos fazendo um trabalho nas vilas de Assam alertando essas famílias para essa questão e promovendo ações de inclusão produtiva para que essas famílias, que sofrem com salários baixos e baixa escolaridade, possam escapar do tráfico”, contou Pratibha.

Voluntária da Gift Box Brasil, Jorgelina Burgo contou da experiência realizada no Rio de Janeiro.

“As pessoas quando entravam na caixa ficavam assustadas de ver que existe tráfico de pessoas no Brasil. Há pouco tempo houve a exibição de uma novela alertando sobre o tema, mas ainda assim as pessoas pensam que isso é coisa de ficção. Teve o caso de uma menina de 16 anos que quando entrou na caixa começou a chorar. Ela contou que estava prestes a assinar um contrato para ir trabalhar como modelo na Europa sem que sua família soubesse. Ao ver a caixa ela se deu conta do perigo que estava correndo”, relatou Jorgelina.

Para a CEO da Stop the Traffik, Ruth Dearnley, a única maneira de acabar com o tráfico de pessoas é envolver toda a sociedade na discussão sobre o tema.

“Temos que envolver a comunidade, todos os setores da sociedade, as polícias e as empresas para discutir essa questão. Empoderar as pessoas para que elas não sejam vítimas desse crime”, destacou Ruth.

Já o assessor especial das Nações Unidas (UN.GIFT) e fundador da Organização STOP The Traffik), Steve Chalke, ressaltou a importância de se discutir o tema durante grandes eventos.

“O Brasil vai sediar dois grandes eventos internacionais, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Temos nesses dois eventos uma grande oportunidade de trabalhar a questão do tráfico de pessoas. A campanha realizada no Rio este ano serviu de teste para esses eventos, mas precisamos começar já a discutir o que e onde as ações serão realizadas. Precisamos de várias Gift Box para percorrer o país”, ressaltou Steve.

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, destacou que o trabalho da Gift Box Brasil é fundamental para a prevenção do trabalho escravo.

“Nós fizemos essa relação com o Gift Box, levamos para os municípios e mostramos a nossa realidade no que diz respeito a tráfico de pessoas e o trabalho escravo e isso é um trabalho preventivo. Essa troca de experiência da rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas é fundamental para que tenhamos a rede bem tecida, com os atores se conhecendo, sabendo que caso algo aconteça algo fora do Brasil as relações estão bem alinhadas”, finalizou o secretário.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: