Gestores e técnicos municipais da Assistência Social são capacitados sobre gestão de recursos do Fundo a Fundo

12/03/2013 às 12:26 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Parceria entre a Cosea e a gestão do Sistema Único de Assistencial Social (SUAS) gerou uma nova proposta de desenvolvimento de prestação de contas e um plano de ação mais eficaz

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio da Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão (SSASDG) e a Coordenadoria Setorial de Auditoria (COSEA) realizou uma oficina, nesta segunda-feira (02.12), no auditório Adalto Belarmino, para capacitar gestores financeiros das secretarias municipais de Assistência Social sobre a operacionalização do Fundo a Fundo. Cerca de 105 representantes da assistência social de 73 municípios do Estado estiveram presentes.

A transferência de recursos financeiros a serem repassados do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para os fundos municipais de assistência social foi regulamentada pela Lei nº 8.742, de sete de dezembro de 1993 e será aplicada segundo as metas estabelecidas nos Planos de Ação aprovados em consonância com a Norma Operacional Básica de Assistência Social – NOB/SUAS de 15 de julho de 2005.

A subsecretária da SSASDG, Nelma de Azeredo, explicou que o encontro é importante para se esclarecer as dúvidas. “Temos uma preocupação para evitar que o município, por alguma razão e até principalmente por falta de informação, fique vulnerável na perspectiva na prestação de contas e venha ter problema”, disse Nelma. De acordo com o auditor Carlos Alberto da Silva, durante dois anos a SEASDH evolui o nível de conhecimento do Fundo a Fundo. “Neste momento, ao caminhar para o terceiro ano, sentimos uma necessidade de se fazer determinadas mudanças. Então, agregamos uma parceria entre o COSEA e a gestão do Sistema Único de Assistencial Social (SUAS), que gerou uma nova proposta de desenvolvimento de prestação de contas e um plano de ação mais eficaz”, ressaltou o auditor.

Segundo ele, a nova proposta terá início através da operacionalização da prestação de contas do exercício de 2013, que será apresentada até o mês de março de 2014. “Com o novo método haverá uma visão mais ampla e mais concisa das informações referentes aos gastos do ano que vem”, conclui Carlos Alberto. Durante o evento, a superintendente de Gestão do SUAS, Helena Lima, debateu o modelo de gestão financeira do SUAS e apresentou o instrumento de planejamento do uso do recurso do cofinanciamento estadual para o ano que vem.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: