Seminário do Caminho Melhor Jovem é aberto na UERJ

12/03/2013 às 12:24 pm | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Evento visa debater ações para juventudes de territórios de favelas do Rio de Janeiro

Wanderson Costa Cruz-3480

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio do Programa Caminho Melhor Jovem, deu início nesta terça-feira (26/11), ao Seminário Juventudes e Territórios de Favelas: narrativas, experiências e aprendizagens. O evento, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), visa proporcionar espaços de diálogo sobre políticas públicas e ações voltadas a jovens de territórios de favelas, reunindo diferentes setores da sociedade, tais como movimentos sociais, ativistas pelos direitos das juventudes, pesquisadores/s, formuladores/as de políticas públicas, entre outros.

“Com o Caminho Melhor Jovem nós temos uma oportunidade de ouro de criar uma nova tecnologia social na relação de um programa, que não chega pronto, mas que vai trabalhar as potencialidades da comunidade, de cada jovem que ali for nosso público alvo. É um programa ambicioso porque queremos efetivamente concretizar o sonho dos jovens e eu tenho certeza absoluta que cada sonho que concretizarmos nós vamos estar ajudando a ter uma sociedade melhor, a fazer com que o processo de pacificação não seja apenas um processo de retomada de território, mas que seja de fato um processo em que a gente consiga transformar aquele local, que viveu tanto tempo sendo massacrado pelo confronto do crime organizado com a polícia, e de deixar que essa cidade seja partida para ser uma cidade integrada. Nós temos esse desafio social de fazer a transformação, que se dará através das pessoas. Nós hoje temos a opção de dar concretude às oportunidades e fazer com que o sonhos se transformem em realidade”, destacou o secretário Zaqueu Teixeira.

Durante a mesa de abertura foram assinados os termos de parceria do projeto com diversos órgãos do poder público, tais como: Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ); secretarias de Estado de Cultura, Educação, Trabalho e Renda; Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA) da Uerj, e a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC).

O Seminário segue até o próximo dia 28. Na programação estão previstas rodas de diálogo, reunindo experiências e aprendizagens resultantes de diferentes ações realizadas com/para/por juventudes do Rio de Janeiro e em territórios de favelas, sobretudo pacificados ou em pacificação. Complementando os debates das rodas, mostra audiovisual, intervenções culturais com coletivos de jovens do Rio de Janeiro e oficinas com temáticas distintas integram as atividades, colaborando com a qualificação de profissionais que atuam com projetos de juventude.

“O Caminho Melhor Jovem é um programa grande e mais complexo do que o nome sugere, porque trata de fazer acontecer o sonho de 40 mil jovens do Estado do Rio de Janeiro, então, quando a gente tem aqui vários parceiros assinando o termo de adesão, ficamos certos de que estamos alcançando um outro patamar do programa”, disse a coordenadora do Caminho Melhor Jovem, Morgana Eneile.

Com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo do Estado, o Caminho Melhor Jovem foi lançado em agosto de 2013 e visa melhorar, em quatro anos, as condições de vida de aproximadamente 40 mil jovens de territórios pacificados ou em pacificação no Rio de Janeiro. Para isso, o Programa busca inovar, colaborando para atender as necessidades específicas de jovens, acolher sonhos, acompanhar e orientar a trajetória de forma individual, de acordo com o caminho escolhido, com o apoio de uma equipe multiprofissional. Parcerias com outros órgãos governamentais e não-governamentais vêm sendo estabelecidas, com a finalidade de oferecer oportunidades adequadas para atender as demandas de cada jovem participante do Programa. O programa já está presente nos territórios de Manguinhos e Cidade de Deus.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: