Colégio Estadual em Nova Iguaçu ganha novo nome

12/16/2013 às 11:58 am | Publicado em Informações | Deixe um comentário

Colégio Estadual Costa e Silva passa a se chamar Abdias Nascimento

Wanderson Costa Cruz-5974

A Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, juntamente com a Secretaria de Educação e a Comissão Estadual da Verdade, realizou, na tarde desta sexta-feira (13), a cerimonia de mudança de nome do Colégio Estadual Costa e Silva em Nova Iguaçu.

O colégio, que teve o nome escolhido pelos alunos da própria instituição, passa a se chamar Colégio Estadual Abdias Nascimento.

Fundador do Teatro Experimental do Negro e o primeiro deputado federal a dedicar seu mandato à luta contra o racismo, Abdias foi também senador e, no governo de Leonel Brizola, ocupou a Secretaria de Defesa e Promoção das Populações Afro-brasileiras do Estado do Rio de Janeiro.

Eliza do Nascimento, viúva de Abdias do Nascimento, se emocionou durante a cerimonia.

“Tenho certeza que o Abdias, onde ele estiver, está feliz, eu estou muito emocionada porque para ele as crianças e os jovens eram as pessoas mais importantes, ele trabalhou a vida toda para beneficiar não só os negros, mas todos os jovens.”

Juliana Farias de 17 anos, aluna do 1º ano do Colégio, destacou a importância de ter participado dessa mudança.

“ Abdias foi um homem muito importante para a sociedade negra. Temos que ficar felizes porque estamos evoluindo e mudanças são necessárias e o mais importante é que nós, os alunos, participamos dessa mudança, vamos estar na história da mudança do nome da nossa escola.”

O secretário Zaqueu Teixeira, presente na cerimonia, explicou o porque da mudança de nome do colégio.

“ Em uma das primeiras reuniões com membros da Comissão da Verdade foi destacada a importância do processo de resgate da memória da verdade e de fazermos a transformação de determinados símbolos que haviam sido postos pela ditadura. Uma dessas reparações é fazer simbolicamente a mudança da identidade. E estamos aqui construindo mais um capítulo para que a verdade possa ser escrita” disse Zaqueu.

Também participaram da cerimonia Geraldo Cândido, membro da Comissão Estadual da Verdade, Maria Minerva, superintendente de gestão da rede da Secretaria Estadual de Educação, e Selma dos Reis, diretora do colégio.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: