Perguntas frequentes

1-   Como conseguir o vale social ?

  • O Vale Social deve ser requerido, por escrito, através de formulário próprio, disponível nos postos de cadastramento ou no site http://www.rj.gov.br/web/setrans/exibeconteudo?article-id=225389 . A parte da frente do formulário deve ser preenchida pelo solicitante e o verso por um médico da Unidade Pública de Saúde. O documento deve conter todas as informações sobre a deficiência e, no caso de doentes crónicos, o tratamento em andamento.

2-    A Secretaria faz doações de alimentos, roupas e etc ?

  • Não possuímos serviços de distribuição de roupas e alimentos, somente em casos de emergência e em articulação com Prefeituras. Para solicitar entrada em programas sociais procure o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de seu Município.

3-    Através da Secretaria consigo passagens para voltar paro meu estado ou município?

  • A Secretaria não possuí um programa que ajude a população nesse sentido. É indicado que caso esteja em situação de rua, procure um abrigo municipal para fazer a triagem com a/o assistente social, que vai avaliar o caso e a possibilidade de receber a passagem de retorno.

4-    É na Ouvidoria que se faz denúncias de maus tratos a idosos?

  • Não, a denúncia deve ser encaminhada para Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (2333-1473) e ou/encaminhado para delegacias especializadas, MP e órgãos de defesa.

5-    Vocês são responsáveis pelo restaurante popular? Posso fazer uma denúncia sobre má alimentação ou higiene?

  • Sim, através da Superintendência de Segurança Alimentar e Renda. Você pode encaminhar denúncias/sugestões através do telefone da Ouvidoria (2334-5591)

6-    Como conseguir a internação para dependente químico ?

  • Você deverá ligar para a Ouvidoria da Secretaria de Saúde: 0800-025-5525.  Também pode buscar auxílio do CAPSAD – Centro Estadual de Tratamento e Reabilitação de Adictos – CENTRA-RIO (2334-8110)

7-    Como conseguir informação sobre meu processo de indenização por ter sido preso político em dependências do Estado?

8-    Como resolver o meu problema do Bolsa Família?

9-    Como reportar moradores de rua que estão vivendo em frente a minha residência ou estabelecimento comercial?

  • População em situação de Rua é assistida pelo município. Você deve procurar a Secretaria de Assistência Social ou a Ouvidoria da Prefeitura do seu município.

10-  Denúncias de maus tratos dentro de hospitais.

  • Você deve procurar a ouvidoria da Secretaria de Saúde (0800 025-5525) do Estado ou do seu município

11 – A Ouvidoria não fornece gratuidade para alimentação nos Restaurantes Cidadãos.
 

 

Anúncios

TrackBack URI

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: